Grupo criminoso se passava pelo ator para tirar dinheiro das vítimas
Um grupo criminoso, com base na África, é alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por se passar pelo ator estadunidense Dwayne “The Rock” Johnson para aplicar golpes digitais e tirar dinheiro de vítimas no Brasil. O operador do esquema, um homem de 32 anos, natural de Benim, foi preso nesta quinta-feira (4) em Florianópolis.
Segundo a PCDF, as investigações que resultaram na Operação “The Rock” iniciaram ainda neste ano e revelaram que o grupo atuava de forma estruturada e transacional. Análise de dados telemáticos demonstrou que os golpistas utilizavam contas acessadas a partir de um país africano, conforme verificado pelos endereços IP registrados no continente. O investigado que residia em Santa Catarina exercia o papel de intermediário financeiro e logístico, realizando recebimentos, movimentações via PIX e suporte operacional ao núcleo estrangeiro.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os criminosos utilizavam engenharia social e perfis falsos na redes sociais para enganar as vítimas. Eles utilizavam nome e fotos do ator para convencer os alvos de que conversavam diretamente com o artista. Após a criação de vínculo emocional, as vítimas eram informadas de que teriam sido contempladas com um suposto prêmio internacional de 800 mil euros.
A partir dessa narrativa, o grupo enviava documentos falsos, fotos de pacotes lacrados, mensagens em inglês e supostos comprovantes de entregas internacionais. Em seguida, exigia pagamentos referentes a taxas, seguros e liberações aduaneiras, sempre por transferências via PIX para contas controladas pelo operador financeiro no Brasil.
Uma das vítimas, moradora de Brasília, sofreu prejuízo de R$ 11,6 mil. Outra, no estado de Minas Gerais, teve perdas de aproximadamente R$ 80 mil, confirmando que o esquema operava de forma reiterada e em diversos estados. Há indícios de mais vítimas, que serão identificadas após análise técnica dos dispositivos apreendidos.
Operação The Rock
A operação deflagrada nesta quarta-feira pela PCDF, com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), cumpriu o mandado de prisão e um de busca e apreensão em Florianópolis, e outra ordem de buscas em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. Foram apreendidos aparelhos telefônicos e dispositivos eletrônicos, que serão submetidos à perícia para extração e aprofundamento da investigação sobre os demais membros da organização criminosa.
Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de valores dos alvos. O investigado preso responderá por estelionato eletrônico, crime com pena que pode chegar a oito anos de prisão e multa.
VÍDEO: Briga entre torcidas organizadas bloqueia a BR-101 em SC
Torcedores do Santos e do Internacional entraram em confronto após partidas nesta quarta-feira (3)
Uma briga generalizada entre torcedores do Santos Futebol Club e do Sport Club Internacional na manhã desta quinta-feira (4) bloqueou um trecho da BR-101 em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. O confronto aconteceu quando os times retornavam de partidas separadas nesta quarta-feira (3).










