Prática teria ocorrido entre 2020 e 2024 no município de Timbó, no Vale do Itajaí
Uma operação contra a corrupção no município de Timbó, na região do Vale do Itajaí, mirou dois ex-ocupantes de cargos de chefia e direção na Secretaria de Obras de Timbó. As residências deles foram alvo de mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (4) afim de obter mais informações sobre um suposto pagamento de propina para a contratação de empresas de aluguel de máquinas pesadas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os atos em investigação teriam acontecido na gestão passada, entre 2020 e 2024, e são apurados pela Operação Credenciamento, que é coordenada pela 4ª DECOR de Blumenau. Conforme as diligências, servidores são suspeitos de aceitar propina em troca de beneficiar empresas em processos licitatórios fraudados para a contratação de serviços e máquinas em obras.
Nesta quinta, os agentes de polícia cumpriram mandados nas casas dos ex-servidores em razão da descoberta de supostas provas – como mensagens, depoimentos e documentos – acerca dos ilícitos praticados na Secretaria. Em uma outra fase desta operação, realizada em setembro deste, a Polícia Civil cumpriu busca domiciliar contra um ex-servidor público, além de empresários beneficiados.
Nas próximas semanas, os investigados serão intimados para interrogatório. Ato contínuo, a Polícia Civil concluirá a investigação.
Ex-prefeito se pronuncia
O ex-prefeito de Timbó, Jorge Krüger (PP), que governou o município entre 2017 e 2024, período em que os fatos investigados teriam ocorrido, se pronunciou oficialmente sobre o assunto na tarde desta quinta-feira (4). À reportagem do Portal TVBV Online, Krüger disse que apoia a operação e que os culpados deverão ser punidos a rigor da lei. Ele também destaca que a gestão dele sempre foi marcada pela “transparência e pelo cuidado ao recurso público, inclusive reconhecida a nível nacional pelo grupo BAND (Prêmio Band Cidades Excelentes) pela excelência dos serviços e transparência”.
A reportagem também buscou contato com a prefeitura do município, que, até o momento da publicação desta reportagem, não havia se manifestado. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Falso ‘The Rock’ é preso em SC por operar esquema internacional de golpes
Grupo criminoso se passava pelo ator para tirar dinheiro das vítimas
Um grupo criminoso, com base na África, é alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por se passar pelo ator estadunidense Dwayne “The Rock” Johnson para aplicar golpes digitais e tirar dinheiro de vítimas no Brasil. O operador do esquema, um homem de 32 anos, natural de Benim, foi preso nesta quinta-feira (4) em Florianópolis.





