6 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Servidor apresenta atestado médico falso e é demitido em Balneário Camboriú

Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú
Informação foi divulgada pela própria Prefeitura, após investigação
Um servidor foi demitido da Prefeitura de Balneário Camboriú após ele apresentar um atestado médico falso. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5) pela própria administração, que afirma que a medida foi resultado de uma investigação e tomada observando os “princípios da moralidade administrativa, da legalidade e da proteção ao erário”.

Ainda segundo a nota divulgada pela Prefeitura, a decisão busca resguardar a imagem e a dignidade dos servidores que atuam de forma regular e responsável. Esta é a primeira ocorrência do tipo registrada na administração. O trabalhador demitido era efetivo desde 2013.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O secretário de Gestão de Pessoas, Ary Souza, afirma que além deste caso, ainda há outros procedimentos em trâmite, tendo em vista que investigações preliminares revelaram novos elementos que motivaram a abertura de outras apurações formais. “Com vistas à elucidação dos fatos e à responsabilização dos eventuais envolvidos, a apuração segue, dentro dos termos da legislação vigente”, pontua.

Em julho deste ano, a Polícia Civil (PCSC) realizou buscas no Hospital Regional Ruth Cardoso para investigar a emissão de atestados médicos, após a Secretaria de Gestão de Pessoas identificar suspeitas de fraude de atestados médicos. Essa investigação da PCSC resultou na demissão imediata da servidora do hospital envolvida na emissão dos atestados na abertura de diversos procedimentos administrativos para apurar a o envolvimento de outros servidores.

De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, somente em 2024, foram registrados em média 1.780 atestados por mês, com custo ao mais de R$ 19 milhões aos cofres públicos. Diante destes dados, foi implementado um mecanismo de controle e acompanhamento, mantendo a média mensal de 2025 abaixo da média do ano passado. Mesmo assim, ainda há um número significativo de atestados, tanto no volume de dias, quanto no número de servidores.

A Prefeitura a Prefeitura afirma ainda que “o atestado médico é um direito resguardado ao servidor e será sempre respeitado. O esforço da Secretaria de Gestão de Pessoas seguirá para coibir práticas fraudulentas”, finaliza o comunicado.

           

             

Piloto sai ileso após motor de avião parar em pleno voo em SC

Homem precisou realizar pouso forçado em plantação

Um homem de 35 anos viveu um susto e tanto ao precisar fazer o pouso forçado de uma aeronave de pequeno porte na tarde desta sexta-feira (5) em Iraceminha, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Apesar de o avião ter capotado logo após tocar o solo, o piloto saiu ileso.

Continue lendo