26 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Economia

Santa Catarina tem a menor desigualdade social do país, segundo o IBGE

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC
Índice Gini apontou que o estado possuiu a maior distribuição de renda entre todas as unidades da federação

Santa Catarina é o estado com a menor desigualdade social do país, de acordo com o Índice Gini, que mede a distribuição domiciliar per capita. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Síntese de Indicadores Sociais, publicada na última quarta-feira (3).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A pesquisa teve como base os números de 2024 e coletou dados de todas as 27 unidades da federação. O resultado final apontou um Índice Gini de 0,430 no estado. A média nacional ficou muito acima disso, em 0,504. A maior desigualdade foi encontrada no Distrito Federal, com 0,547. Conforme o IBGE, esse índice mede a relação entre a distribuição de rendimento verificada e a igualdade perfeita de renda. O indicador vai de 0 a 1, sendo que o 0 representa a igualdade perfeita e, quanto mais alto (próximo de 1), maior é a concentração de renda e, portanto, a desigualdade.

“Santa Catarina tem uma história marcada pela pequena e média propriedade rural e industrial, com polos econômicos descentralizados e muita força do cooperativismo. Essa tradição dá condições para que o estado tenha a melhor distribuição de renda do país. É preciso destacar que esse cenário é muito positivo porque garante mais poder de compra ao catarinense, o que estimula o consumo e, portanto, gira toda a roda da economia”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

O Índice Palma, que foi divulgado junto à Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, reforça o destaque nacional do estado na questão da desigualdade social. O indicador avalia a proporção do rendimento dos 10% mais ricos em relação aos 40% mais pobres. Neste índice, SC aparece com 2,17 em 2024, enquanto a média nacional foi de 3,31. Os estados com maior concentração de renda são Distrito Federal (4,28), Pernambuco (3,84) e Roraima (3,74).

Outras pesquisas divulgadas pelo IBGE também colocam o estado como um destaque positivo na economia. Esse é o caso das taxas de pobreza, extrema pobreza e desemprego, que têm no estado os menores números do país. Santa Catarina ainda registra rendimento per capita acima da média nacional e a menor participação no programa Bolsa Família.

           

             

Manezinho Pedro Carvalho é campeão geral do Skate Total Urbe 2025

Título foi confirmado na última volta da etapa de Porto Seguro, que encerrou o ano

O campeão geral da temporada do Skate Total Urbe na categoria Park é manezinho. Pedro Carvalho, natural de Florianópolis, conquistou o título no último fim de semana, ao vencer a etapa de Porto Seguro, na Bahia. Essa é a primeira vez que ele vence o STU e é mais um a trazer o troféu para Florianópolis, repetindo o feito de Isadora Pacheco em 2023 e 2024.

Continue lendo