Acumulado de chuva na terça-feira (9) chegou aos 114.1 mm
Após a passagem do ciclone por Santa Catarina causar estragos e alagamentos nesta terça-feira (9), o município de Florianópolis decretou situação de emergência. Segundo a EPAGRI/CIRAM e o CEMADEN, o acumulado de chuvas no dia chegou aos 114.1 mm.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com o texto, publicado nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial, o decreto é necessário devido à extensão dos danos causados pelo ciclone. Segundo as estações meteorológicas citadas, foram registrados deslizamentos e alagamentos nas vias públicas e áreas particulares, danos à infraestrutura pública e privada, assim como danos humanos consideráveis.
Com o decreto, agentes da Defesa Civil ficam autorizados a entrar em casas sem autorização do morador em caso de risco iminente. Além disso, um município em situação de emergência tem a possibilidade de acessar recursos federais para enfrentar os danos e restabelecer serviços essenciais.
Ciclone causa estragos em Florianópolis
Segundo a Defesa Civil, o acumulado de chuvas na região da Grande Florianópolis nesta terça-feira ultrapassou o esperado para o mês de dezembro. Como resultado, Florianópolis registrou 12 pontos de alagamento apenas no norte da Ilha. Um dos principais pontos de atenção foi a SC-406, no bairro Rio Vermelho, onde uma barreira deslizou e espalhou uma densa camada de lama pela estrada.
Já na quarta-feira, quando o pior parecia ter passado, uma nova tempestade atingiu diversas regiões do estado e causou alagamentos e quedas de árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), apenas em Florianópolis, foram registradas 11 quedas de árvores e 32,2 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Além da capital catarinense, o município de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz também decretaram situação de emergência.
*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi
Alta tensão: Cavalo morre e duas crianças são levadas para o hospital
O primeiro menino saiu ileso e o segundo não apresentava lesões visíveis
O caso foi registrado em uma estrara rural em Canelinha, na Grande Florianópolis, na tarde da última quarta-feira (11). A situação foi provocada por um fio de alta tensão que teria rompido em função dos fortes ventos. Como resultado um cavalo…





