Investigação aponta que embarcações estariam saindo da Barra da Lagoa e levando turistas de forma ilegal para o local
A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o desembarque irregular de passageiros na Ilha do Campeche, em Florianópolis. Conforme a Operação “Ilha Legal”, deflagrada nesta sexta-feira (12), algumas embarcações, mesmo suspensas, estariam saindo da Barra da Lagoa e levando passageiros de forma clandestina até o local turístico.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O órgão de segurança alerta que a simples prática de transportar visitantes sem a autorização já configura crime ambiental, porque o local se trata de uma unidade de conservação ambiental, conforme a legislação vigente. Visando coibir essas ações, equipes da PCSC, Floram e Polícia Militar estão no local fiscalizando e cumprindo diligências preventivas.
Essa operação integra um grupo de ações realizadas pelos órgãos de segurança e fiscalização da prefeitura e do estado. Segundo a polícia, a expectativa é que ações como essa sejam intensificadas ao longo da temporada de verão, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e com a segurança dos visitantes e moradores.
Comércio catarinense tem maior crescimento desde a pandemia da Covid-19
Crescimento do setor foi impulsionado principalmente pelo supermercadista e varejo ampliado
O setor varejista catarinense teve um desempenho de destaque entre os meses de janeiro e outubro deste ano, com crescimento de 5,8%, quase quatro vezes maior que a média nacional, que foi de 1,5%. Esse acréscimo foi marcante para o estado por ser o maior desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, último ano antes da crise, a alta foi de 8,5% no mesmo período.





