12 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Flávio Jr

Entre Ondas e Comunidades: Um Marco para a Cidadania Ambiental

Imagem: Divulgação.

Florianópolis se prepara para respirar um novo fôlego de mar e cidadania. Nesta segunda-feira (15) a Reserva Nacional de Surf do Moçambique será palco de um encontro inédito, um marco na história da gestão ambiental costeira do Brasil. Ali, onde o vento esculpe dunas e as ondas escrevem seus próprios manifestos, acontecerá o 1º Encontro da Rede Brasileira de Reservas de Surf, dentro do evento “Reservas de Surf Brasil – Diálogos sobre Cidadania Ambiental e Conservação da Costa”.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Pela primeira vez, representantes das quatro Reservas Nacionais de Surf oficialmente reconhecidas — Itamambuca (SP), Francês (AL), Regência (ES) e Moçambique (SC) — se reúnem para formar uma corrente de cooperação contínua. Um círculo de saberes, experiências e práticas que busca fortalecer a governança participativa e consolidar um espaço permanente de diálogo entre quem cuida, vive e sente a costa brasileira.

O encontro nasce com a intenção de irradiar o conceito de Reservas de Surf como ferramenta viva de proteção costeira e um convite a enxergar a orla como território de equilíbrio, onde sociedade, natureza e memória se entrelaçam. Serão explorados temas como cidadania ambiental, participação social, educação ambiental, economia do surf, planejamento e conservação costeira. O evento é realizado pelo Instituto APRENDER Ecologia e pelo Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS), Além disso a Conservação Internacional (CI-Brasil) é parceira estratégica com o projeto Ondas da Conservação.

Imagem: Divulgação.

           

             

O sabor da culinária coreana agora em nossas casas

Quando sabor traz aconchego de repente a alma se senta à mesa, tranquila e reconhecida. Do tempero vem o aroma que abraça, traz o carinho e o gosto devolve à boca aquilo que o coração tinha esquecido. Agora tudo isso vai ser…

Continue lendo