17 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Organização criminosa vira alvo do GAECO na região de Joinville

Foto: MPSC
Seis pessoas foram presas durante ações em 4 cidades

Uma organização criminosa com atuação em cidades do Norte de Santa Catarina entrou na mira de uma operação policial na manhã desta quarta-feira (17). Seis pessoas foram presas, veículos foram apreendidos e ativos financeiros foram bloqueados pela Justiça. O objetivo foi desarticular as atividades do grupo e apreender drogas, armas e documentos que comprovem as atividades ilícitas.

A Operação “Artérias” cumpriu, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), quatro mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul, Schroeder e São Francisco do Sul. Durante as buscas, outras duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por posse de drogas e munições.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com o MPSC, os bens dos investigados que foram apreendidos e bloqueados tinham como objetivo ocultar a origem criminosa do dinheiro obtido com o tráfico de drogas. A operação busca sufocar financeiramente o esquema criminoso, que utilizava “laranjas” para ocultar os bens e valores ilícitos e dificultar o rastreio pelas autoridades.

A investigação revelou os mecanismos logísticos de compra, armazenamento e distribuição de drogas pela organização criminosa na região de Joinville. Após aprofundamento das apurações, foram sendo reveladas as estruturas financeiras do grupo, com uso de “laranjas” para lavar o dinheiro obtido com o tráfico.

Os materiais apreendidos serão periciados na busca por evidências para dar continuidade à investigação sobre a rede criminosa, que tramita em sigilo. Ao todo, 109 agentes foram mobilizados, entre policiais civis, militares, penais e bombeiros militares. A operação contou ainda com o apoio de unidades operacionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal e do helicóptero Águia da PMSC.

           

             

VÍDEO: Geada no verão? Serra catarinense amanhece ‘congelada’

Temperaturas abaixo de 2°C foram registradas faltando apenas quatro dias para o verão

Com apenas quatro dias para o início do verão, o município de São Joaquim registrou a temperatura mínima de 1.8°C. A baixa temperatura ocasionou uma impressionante camada de geada nos campos e na vegetação na manhã desta quarta-feira (17) na cidade da Serra catarinense.

Continue lendo