Quitação da 9ª parcela da Recuperação Judicial foi feita nesta quinta-feira (18) e reconhecida pela justiça um dia depois
A justiça anulou o pedido de falência do Avaí Futebol Clube por parte dos credores ao reconhecer o pagamento da parcela da Recuperação Judicial que estava em aberto. A solicitação aconteceu no dia 8 de dezembro e foi feita por 16 credores que alegavam o não cumprimento dos termos da RJ e, por isso, esta deveria ser convalidada em falência. No entanto, o clube realizou o pagamento da 9ª parcela nesta quinta-feira (18) e manteve o plano em aberto.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A decisão da justiça, tomada por meio da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca da Capital, aconteceu nesta sexta-feira (19) e reconheceu a quitação da parcela em aberto, no valor de R$ 350 mil. Segundo o magistrado responsável pelo despacho, o clube apresentou comprovantes de transferências bancárias e demonstrou o cumprimento, ao menos neste primeiro momento, obrigações assumidas no plano.
O juiz ressaltou durante o fundamento a finalidade da Recuperação Judicial, que busca viabilizar a superação da crise econômico-financeira do devedor, preservando a empresa, os empregos e sua função social. Ele também destacou a relevância econômica, social e cultural do clube, o que, na visão dele, justifica a adoção de medidas voltadas à continuidade das atividades, desde que observados os compromissos assumidos no plano de recuperação.
Por fim, ele indeferiu o pedido de convolação da Recuperação Judicial em falência, mas destacou que eventuais diferenças de valores deverão ser apuradas e quitadas antes do próximo vencimento, sob pena da adoção das medidas legais cabíveis. Os autos foram remetidos ao Cejusc Estadual Catarinense, para a realização de mediação pontual previamente determinada no processo, com o objetivo de garantir a melhor fluidez dos atos e possíveis negócios jurídico-processuais.
Uma audiência de conciliação entre as partes deve ser marcada em breve. O encontro deverá acontecer em formato híbrido, com a participação online do juízo do trabalho e presença do administrador judicial da recuperação, advogados das partes e representantes do clube.
Pedido de falência
No dia 8 de dezembro deste ano, 16 credores do clube entraram com uma ação na justiça pedindo a anulação da Recuperação Judicial do Avaí e a decretação da falência do clube. No documento, eles diziam que a 9ª parcela, com data de vencimento em 1º de dezembro e no valor de R$ 350 mil, não havia sido paga pelo clube.
O pedido de falência foi feito por Maurício Kozlinski (2016-2018), Iury (2018-2021 e que jogou no Figueirense neste ano), João Lucas (2020-2021), Fagner Alemão (2017-2018), Rildo (2020), Vinícius Leite (2020-2022), Marquinhos Silva (2018-2019), Jean Martim (2020-2021), Gustavo Poffo (2020-2022), Gledson (2019-2022), Thiaguinho (base e profissional em 2021) e João Vitor (base e profissional em 2021). Além dos jogadores, ainda consta no processo: Filipe Souza Rino, Gilberto Golçalves, MCL Esporte Agenciamento LCA e Carlos Antonio de Magalhães Pereira – ME.
Redução nos furtos e roubos de veículos é destaque no estado em 2025
Foram quase 1 mil casos a menos em relação a 2024; acumulado dos últimos três anos aponta para queda de 30%
A redução no número de crimes de roubos e furtos de veículos foi destaque no estado em 2025, com quase 1 mil casos a menos em relação a 2024. Os dados foram divulgados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil de Santa Catarina, que citou o trabalho integrado entre diferentes órgãos – Poder Judiciário´, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, DETRAN, Guardas Municipais e Polícia Científica – como principal fator dessa diminuição. Os números analisados foram extraídos do sistema oficial de estatísticas criminais e compreendem o período de 01 de janeiro a 19 de dezembro de cada ano analisado.





