24 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Serviços

Crise nos Correios e greve atrasam entrega de presentes de Natal

Foto: Jornal da Band
Com rombo bilionário e paralisação em nove estados, índice de entregas no prazo caiu para 76%, frustrando consumidores que compraram antecipadamente

A combinação da grave crise financeira com uma greve de servidores atingiu em cheio a operação dos Correios neste final de ano. O resultado é a frustração de milhares de brasileiros: a entrega dos presentes de Natal está atrasada e muitos pacotes não devem chegar a tempo para a ceia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Dados obtidos pelo Jornal da Band mostram que a pontualidade da estatal despencou. Em janeiro, o índice de encomendas entregues dentro do prazo era de 97,7%. Agora, no início de dezembro — período crucial para o comércio —, esse número caiu para 76,6%. A meta estipulada pela própria empresa é de 96%.

Consumidores sem previsão

Mesmo quem se planejou com antecedência está enfrentando problemas. É o caso da jornalista Marina Oliveira, que realizou as compras no início do mês com previsão de entrega até o dia 15 de dezembro. “Eu entro com o protocolo e é uma resposta meio vaga. Primeiro diz que está em trânsito em Cajamar (SP), depois chegou em Curitiba (PR), mas não tem previsão de quando vai entregar”, relatou.

O sistema de rastreamento impreciso tem sido uma queixa constante, deixando os clientes sem saber se os itens comprados chegarão antes do dia 25.

Greve e rombo bilionário

A situação logística foi agravada na última semana devido à greve dos servidores dos Correios. A paralisação atinge nove estados, incluindo polos importantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A categoria reivindica reajuste salarial e a manutenção de direitos adquiridos.

Além da questão trabalhista, a estatal enfrenta um cenário financeiro delicado. Estima-se que o prejuízo da empresa possa chegar a R$ 10 bilhões até o fim do ano. Para tentar conter o rombo e reestruturar a operação, o Governo Federal autorizou a estatal a contrair um empréstimo de R$ 12 bilhões. Os recursos virão de um consórcio formado por cinco bancos.

O outro lado

A reportagem do Jornal da Band entrou em contato com a assessoria dos Correios para comentar os atrasos nas entregas de Natal e a queda nos índices de pontualidade, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

           

             

Mulher pula em carro em movimento na BR 101

A vítima se sentiu ameaçada e foi constrangida por um motorista de aplicativo

O caso foi registrado na BR-101, em Barra Velha, na tarde da última terça-feira (23). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma mulher pulou de um veículo de aplicativo em movimento após se sentir ameaçada. Ela relatou aos agentes que foi constrangida pelo condutor, após ele…

Continue lendo