26 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Calorão vai até quando? SC tem 11 cidades em alerta vermelho

Foto: Jonatã Rocha / SECOM
Temperaturas podem chegar aos 40°C em algumas regiões

Uma intensa massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas nestes últimos dias de 2025 em Santa Catarina e outros sete estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do estado emitiram alertas meteorológicos sobre os riscos à saúde relacionados à onda de calor.

Cidades como Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Moras e Corupá registraram temperaturas acima dos 25°C antes mesmo das 8h nesta sexta-feira (26), com sensação térmica ainda mais elevada. Segundo a Defesa Civil, o calorão, com máximas que podem chegar a 40°C, deve persistir até o domingo (28).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

No entanto, um aleta vermelho do Inmet coloca 11 cidades de Santa Catarina em estado de “Grande Perigo” relacionado à onda de calor pelo menos até o fim da tarde de segunda-feira (29). A preocupação em relação aos risco à saúde abrange os seguintes municípios do Litoral Norte e Norte catarinense:

  • Araquari
  • Balneário Barra do Sul
  • Barra Velha
  • Campo Alegre
  • Garuva
  • Guaramirim
  • Itapoá
  • Joinville
  • São Francisco do Sul
  • São João do Itaperiú
  • Schroeder

Riscos relacionados ao calor

Segundo o aviso meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina, a massa de ar quente mantém até mesmo as noites abafadas nos próximos dias, enquanto as tardes têm temperaturas máximas acima dos 30°C em todas as regiões. Os termômetros ficam ainda mais elevados, oscilando entre 35°C e 38°C, entre o Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

Imagem: Defesa Civil

O órgão destaca que neste sábado (27) o calor também fica intenso no Litoral Sul, com as máximas podendo chegar aos 40°C em alguns municípios da região de Criciúma. A região ao pé da Serra, a Grande Florianópolis, Litoral Norte e todo o Vale do Itajaí têm risco alto para problemas relacionados ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Nas demais regiões, os riscos variam de moderado a baixo.

Para segurança, a recomendação é evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e manter-se hidratado. Os cuidados devem ser redobrados com crianças, idosos, animais de estimação e pessoas com histórico de problemas cardiovasculares.

Temporais em todo o estado

Ainda de acordo com o aviso emitido pela Defesa Civil, todo esse calor, somado à umidade, contribui para o desenvolvimento de temporais isolados típicos de verão acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo ocasional, sobretudo entre as tardes e noites na maior parte do estado nos próximos dias.

Nesta sexta-feira e no sábado (27), estes temporais ocorrem de forma mais isolada e se concentram principalmente entre o Vale do Itajaí e o Norte do estado. No domingo, a condição para temporais aumenta em todas as regiões, principalmente no Oeste, Sul do estado e grande parte do Litoral.

           

             

Chinês morre tentando surfar em praia de Florianópolis

Vítima foi identificada como Kent Hosang Yiu, de 58 anos

Um homem, de 58 anos, natural da China, identificado como Kent Hosang Yiu, morreu nesta quinta-feira (25) após passar mal enquanto surfava na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. Após cerca de 50 minutos de tentativas de reanimação, a vítima foi a óbito ainda no local.

Continue lendo