Ocorrência foi registrada na Praia do Gravatá e pode ter relação com o calor intenso
Um homem idoso passou mal e precisou de atendimento médico enquanto fazia a trilha que dá acesso à Praia do Gravatá, na região Leste da Ilha, em Florianópolis. A vítima de 68 anos tem histórico de problemas cardíacos e pode ter tido a condição agravada pelo calor intenso. A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira (24), na véspera de Natal. Nesta sexta (26), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso sobre o perigo de ocorrências associadas às altas temperaturas, especialmente para pessoas com problemas cardíacos, crianças e animais de estimação.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, as equipes de primeiros socorros chegaram ao local pelo mar, utilizando motos aquáticas, diante da impossibilidade de chegar com uma viatura terrestre. Foi constatado que a vítima apresentava cansaço físico intenso e alterações nos sinais vitais. O idoso estava acompanhado dos dois filhos, os quais confirmaram a condição cardíaca do pai.
As equipes de resgate estabilizaram a vítima, ofertando oxigênio e monitorando o estado clínico. Diante da impossibilidade do homem sair do local caminhando, um helicóptero dos bombeiros foi ao local para resgatá-lo e levá-lo ao hospital para atendimento médico especializado. O estado de saúde não foi atualizado.
Aviso da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina publicou, na manhã desta sexta-feira (26), um aviso sobre uma onda de calor que atinge o estado até domingo (29). Conforme a publicação, a região litorânea tem previsão de temperaturas que variam de 35°C a 40°C, agravando o risco para ocorrências associadas ao calor intenso, como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
As regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e uma pequena parte do Litoral Sul estão em nível de atenção para as altas temperaturas, Diante deste cenário, o órgão recomenda que a população evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratada, redobrando os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
Calorão vai até quando? SC tem 11 cidades em alerta vermelho
Temperaturas podem chegar aos 40°C em algumas regiões
Uma intensa massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas nestes últimos dias de 2025 em Santa Catarina e outros sete estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do estado emitiram alertas meteorológicos sobre os riscos à saúde relacionados à onda de calor.





