30 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

SC segue sob risco alto de chuva intensa e alagamentos nesta terça-feira (30)

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
Temporais devem atingir especialmente o Litoral, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, com precipitação que pode chegar a 200 mm

Nesta terça-feira (30), a partir da manhã, temporais e chuva forte voltam a tomar conta de Santa Catarina, em especial na Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí. Isso ocorre devido à formação de um sistema de baixa pressão no mar. De acordo com a Defesa Civil, o risco é considerado muito alto para alagamentos, enxurradas, queda de árvores e destelhamentos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A partir do período da tarde, esses temporais devem se estender para as demais regiões. No Oeste do estado, as tempestades podem vir acompanhadas por raios, rajadas de vento e queda de granizo. Nesta área, o risco para ocorrências é alto.

Nas áreas destacadas em vermelho no mapa divulgado pela Defesa Civil (confira abaixo), que abrangem principalmente o Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, são esperados volumes elevados de chuva, com acumulados entre 150 e 200 milímetros e ainda maiores em pontos isolados, o que aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra, sobretudo em locais onde a chuva ocorre de forma persistente.

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

Já entre o Grande Oeste e os Planaltos, o risco para ocorrências é de moderado a alto. Nessas regiões, a chuva tende a ocorrer de forma mais isolada, principalmente entre a tarde e a noite, atingindo menos municípios, mas ainda com potencial para grandes volumes em curto intervalo de tempo.

Em toda Santa Catarina, as temperaturas tendem a diminuir em relação aos dias anteriores, com máximas que não devem ultrapassar os 32°C, especialmente entre o Grande Oeste e o Litoral Norte.

Confira a previsão para os próximos dias

Na quarta-feira (31), véspera de Ano-Novo, os temporais seguem atuando em todas as regiões de Santa Catarina, principalmente entre a tarde e a noite. O risco permanece muito alto para alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores e destelhamentos, com possibilidade de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

No Litoral e áreas próximas, as tempestades podem ser mais intensas, mantendo risco moderado a alto para ocorrências, enquanto nas demais regiões os temporais tendem a ser mais isolados. As condições seguem influenciadas por um sistema de baixa pressão na costa catarinense, que se desloca gradualmente para o alto-mar.

As temperaturas voltam a subir, com máximas de até 34°C no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, e em torno de 30°C nas demais regiões.

Na quinta-feira (1), feriado de Ano-Novo, e na sexta-feira (2), Santa Catarina segue com risco de temporais de verão em todas as regiões. As chuvas ocorrem principalmente entre o final da manhã e à noite, podendo ser intensas e acompanhadas de raios e rajadas de vento, o que aumenta a possibilidade de alagamentos e enxurradas pontuais.

As temperaturas permanecem elevadas, reforçando a sensação de abafamento ao longo do dia. Durante as madrugadas, o céu fica nublado, enquanto as manhãs devem ter sol entre nuvens.

*Com revisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

VÍDEO: Florianópolis registra 121 mm de chuva em apenas 3 horas

Diversas vias do município e região estão com grande acúmulo de água

A região da Grande Florianópolis registra forte precipitação no fim de tarde desta segunda-feira (29). O município mais atingido até o momento é a Capital. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o acumulado das últimas 24h foi de 146 mm, sendo que, deste total, 121 mm foram apenas nas últimas 3h. A grande quantidade de água em pouco tempo fez com que alguns pontos da cidade ficassem alagados.

Continue lendo