31 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Variedades

Fogos para afastar maus espíritos? Saiba o significado das superstições de ano novo

Foto: Gabriel Monteiro/Riotur
Cor específica de roupa e pular as sete ondas estão entre as favoritas dos brasileiros

O Réveillon é o evento que marca a virada do ano, representando um novo início, e, por conta disso, as pessoas se agarram em algumas superstições para, quem sabe, ter uma sorte melhor no ano seguinte. A mais tradicional delas, com certeza, é a de soltar fogos de artifício. Registros históricos apontam que a pirotecnia teve início na China há mais de 2 mil anos e eram utilizados para espantar os maus espíritos. Eles vieram para o Brasil por meio de imigrantes e se tornaram queridinhos dos brasileiros.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Outra tradição bem famosa está relacionada às cores. Alguns preferem usar o branco, na busca pela paz, outros o amarelo, por riqueza, além de outros e significados. Mas além das cores e dos fogos de artifícios, rituais dos mais diferentes tipos e origens são seguidos em todo o mundo na esperança de uma renovação.

Pular sete ondas

Um dos rituais mais famosos, especialmente nas regiões litorâneas, é o de pular sete ondas e sair de costas para o mar. Muitas pessoas fazem isso sem saber a que se remete a tradição, que tem raízes na espiritualidade africana e no culto a Iemanjá, a “Rainha dos Mares”, segundo o Candomblé e a Umbanda. Ela é associada à fertilidade e personifica a maternidade e o amor, protegendo os pescadores e os viajantes em alto mar. Por isso, o salto das sete ondas representa o deseja de mais amor e viagens. Já o número sete é considerado sagrado em diversas religiões. No catolicismo, por exemplo, ele representa diversas coisas, como o descanso de Deus após criar o mundo no sétimo dia, os sete sacramentos, os sete dons do Espírito Santo etc.

Foto: Alma Preta

Culinária

Para a culinária, também restam tradições para a virada de ano. A mais tradicional é a de comer lentilhas, que representa o desejo por fartura e abundância financeira. Essa crença chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos e está associado ao formato dos grãos do legume, que se assemelha à uma moeda. Segundo um ditado popular italiano “lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno” que traduzido para o português significa: “lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo”. Há também a tradição do Romã – sete sementes, uma para cada desejo -, da uva – doze, uma para cada mês do ano, para boa sorte, prosperidade e saúde. A cultura popular também diz que o consumo de porco e de galinha  devem ser evitados no Réveillon, isso porque mexer na lama atrai azar.

Outras

As tradições são muitas e envolvem até aquelas que podem parecer coisa de preguiçoso, como não varrer a casa no dia 1º, pois isso afasta a boa sorte, segundo a crença popular. Já o banho de ervas, com hortelã e alecrim, é para afastar as energias negativas. Existe também a superstição de passar a virada com uma nota de dinheiro ou moeda, que significa não ter escassez, e abrir as janelas e portas, para deixar o ano velho sair e o novo entrar.

           

             

Da religião à moda: conheça tudo sobre a função das cores no Réveillon

Será que as cores realmente podem influenciar o Ano Novo?

Para muitas pessoas, a escolha da roupa para o Réveillon vai além da moda e pode ser a chave para alcançar os objetivos pessoais e profissionais no ano seguinte. Mas será que as cores realmente podem influenciar o estado emocional?

Continue lendo