Público com hipersensibilidade pode sofrer desconforto durante os shows de fogos
A Prefeitura de Balneário Camboriú realiza nesta quarta-feira (31) a distribuição de abafadores de ruído destinados ao público com hipersensibilidade ao som e com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida tem como objetivo garantir a saúde e a segurança desta público para aproveitar com mais tranquilidade o show de fogos de 15 minutos na virada de ano.
Interessados podem comparecer ao Centro de Controle Operacional (CCO) a partir das 15h para a retirada dos acessórios. São oferecidas gratuitamente 500 unidades de abafadores, destinados àqueles mais sensíveis ao som emitido pelos explosivos do show pirotécnico, mesmo com baixo estampido. Até o momento, foram distribuídos cerca de 100 abafadores de ruído.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O CCO fica nas areias da Praia Central, na altura do calçadão da Avenida Central. Para retirar o equipamento, é necessário apresentar o documento de identificação e um dos seguintes comprovantes:
• Carteira do Passe Livre Intermunicipal ou Interestadual (devidamente identificada com autismo);
• Laudo médico; ou
• Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência (exclusivamente para pessoas com TEA).
Por que os abafadores são importantes?
Tradição na virada do ano, a queima de fogos de artifício traz prejuízos a parte da população mais sensível aos ruídos causados pelo estouro dos artefatos. Diante do barulho intenso, pessoas no Espectro Autista podem entrar no que é chamado de crise sensorial, em que o estímulo gera alterações de comportamento que vão desde ansiedade e vontade de fugir daquele meio, até agressividade contra si ou demais pessoas que estão ao redor.
A neurologista e diretora clínica do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), Vanessa Rizelio, explica que as pessoas que têm TEA não conseguem processar que aquele ruído alto, por um período prolongado, é um momento de celebração. “O cérebro deles entende como uma coisa negativa, algo que está gerando um desconforto e a reação vai ser sair daquela situação. Muitas vezes, isso se vai manifestar como ansiedade, irritabilidade, fora o prejuízo depois no sono que pode impactar até o dia seguinte”, destaca Vanessa.
Os idosos são outro grupo que sofre o impacto dos ruídos intensos, especialmente aqueles com demência, uma vez que têm dificuldade no processamento das informações. De acordo com Vanessa, o idoso com demência pode entrar em surto de delírios e alucinações diante da queima de fogos, prejudicando também o sono, a memória e o raciocínio.
O neuropediatra e professor da Escola de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Anderson Nitsche, alerta que os efeitos dos fogos nos autistas podem ir além da hora da virada. “As crianças e pessoas autistas têm uma sensibilidade maior ao som e isso causa uma perturbação momentânea, mas que pode até durar por mais tempo, gerando sofrimento de insônia durante alguns dias”, afirma o professor.
*Com informações de Agência Brasil
Chuva forte deixa uma série de ruas alagadas em Balneário Camboriú
Lamborghini é vista cruzando a Avenida Atlântica coberta pela água
As ruas de Balneário Camboriú, um dos destinos mais procurados para as festas de Revéillon em Santa Catarina, ficaram debaixo d’água após uma chuva torrencial na noite desta terça-feira (30). Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma Lamborghini atravessando o alagamento na Avenida Atlântica.





