Calor intenso e avanço de frente fria favorecem instabilidades a partir da tarde em diversas regiões do estado
Esta quinta-feira (8) começa com tempo abafado e predomínio de sol em Santa Catarina. No entanto, a partir da tarde, a combinação entre o calor, o aumento da umidade e o avanço de uma frente fria pelo oceano favorece a formação de temporais isolados em diversas regiões do estado. As instabilidades devem se iniciar entre a Serra e o Litoral Sul e, ao longo das horas, avançar para as demais regiões catarinenses. Os temporais podem ser acompanhados por raios, rajadas intensas de vento e possível queda de granizo. Essas condições devem ser mais intensas nas áreas do Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planaltos e no Litoral catarinense. Durante a noite, a tendência é de enfraquecimento das instabilidades, com retorno do tempo firme em todo o estado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com a Defesa Civil, o risco é considerado de baixo a moderado (como ilustra a imagem abaixo) para transtornos como alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica. O órgão orienta que, durante os temporais, a população procure locais seguros e abrigados, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de ventos fortes, recomenda-se evitar a circulação ou permanência próxima a árvores, placas, muros e postes de energia. Em caso de chuva intensa com alagamentos, a recomendação é nunca atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Nas regiões dos Planaltos, Meio-Oeste e Serra catarinense, as temperaturas mínimas variam entre 14°C e 20°C. Já no Oeste e no Litoral, as mínimas ficam entre 20°C e 25°C. À tarde, os termômetros podem ultrapassar os 35°C no Oeste e no Litoral, enquanto nas demais regiões as máximas superam os 30°C.
Confira a previsão para os próximos dias
Na sexta-feira (9), o risco de temporais aumenta em Santa Catarina. A intensificação ocorre devido à combinação de calor e umidade com o avanço de uma área de baixa pressão vinda da Argentina, que deve se deslocar gradualmente em direção à região Sul do Brasil. O risco passa a ser moderado a alto para alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 19°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Serra catarinense. No Oeste e no Litoral, os termômetros devem marcar números próximos a 23°C nas primeiras horas do dia. À tarde, as máximas podem se aproximar dos 30°C no Grande Oeste, enquanto nas demais regiões variam entre 25°C e 30°C.
No sábado (10) e domingo (11), a instabilidade permanece em Santa Catarina, com condições para temporais em todo o estado. Isso ocorre por conta de um deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao oceano, o que pode contribuir para a formação de um ciclone extratropical na costa entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. O risco para ocorrências meteorológicas segue entre moderado e alto em Santa Catarina.
*Com revisão de Bernardo Ebert
VÍDEO: Turistas argentinos são flagrados transportando dois passageiros em caçamba de picape
Como não havia mais espaço no interior do veículo, dupla precisou acionar um motorista de aplicativo
Um caso ocorrido em plena SC-401 Norte, uma das rodovias mais movimentadas do estado, chamou a atenção das autoridades de trânsito na noite desta terça-feira (6). Agentes da Polícia Militar Rodoviária flagraram uma picape, com placas da Argentina, trafegando com duas pessoas na picape, por não haver mais espaço no interior do veículo. A prática é proibida e é considerada uma infração gravíssima pela Código de Trânsito Brasileiro (CTB).





