Defesa Civil aponta risco moderado a alto para alagamentos e danos
Nesta sexta-feira (9), as condições para chuva intensa aumentam em todas as regiões do estado, especialmente entre a tarde e a noite. Isso acontece especialmente por conta da formação de um Ciclone Extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e da combinação de altas temperaturas, elevada umidade e à aproximação de um sistema de baixa pressão vindo da Argentina. Há previsão de temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa e fortes rajadas de vento, que podem alcançar até 70 km/h no Grande Oeste. De acordo com a Defesa Civil, o risco é considerado moderado a alto para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O órgão orienta que, durante os temporais, a população procure abrigo em locais seguros, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de rajadas fortes, a recomendação é evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Já em situações de chuva intensa com alagamentos, não se deve atravessar ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos.
As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 19°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Serra catarinense. No Oeste e no Litoral, os termômetros marcam entre 20°C e 23°C. Durante a tarde, as máximas sobem e podem chegar aos 30°C no Grande Oeste, enquanto nas demais regiões os valores ficam entre 25°C e 30°C.
Confira a previsão para os próximos dias
No sábado (10), a instabilidade persiste em todo o estado. O Ciclone se desloca em direção ao mar, mas segue influenciando diretamente nas condições atmosféricas em Santa Catarina. O cenário favorece a ocorrência de temporais isolados e intensos, com risco alto para alagamentos e enxurradas, principalmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
As temperaturas sobem e podem atingir os 35°C nas regiões do Litoral Sul. Já nos Planaltos e Vale do Itajaí, variam entre 20°C e 28°C, enquanto que no Grande Oeste, ficam entre os 25°C e 32°C.
No domingo (11), o tempo permanece instável em todas as regiões catarinenses. A frente fria associada ao ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul mantém condições para temporais ao longo do dia.
Na segunda-feira (30), a frente fria segue atuando e deve provocar temporais especialmente no Norte do estado, com maior atenção para as áreas de divisa com o Paraná.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Trabalho de detentos gera R$ 32 milhões ao estado apenas em 2025
Serviço garante remuneração aos apenados, ressocialização e diminuição da pena
O trabalho de detentos em Santa Catarina foi um sucesso em 2025, com grande valor arrecadado pelo estado por meio do trabalho remunerado. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (SEJURI), foram R$ 32 milhões em apenas um ano, que ajudaram o estado a reduzir despesas diretas com o sistema prisional. O trabalho dos apenados gera recursos próprios e abre a possibilidade da destinação de outro montante a diferentes áreas da administração pública.





