Autor foi preso em flagrante após denúncia anônima; foram encontrados na residência cães desnutridos e filhotes mortos
Um homem foi preso em flagrante nesta quinta-feira (8) em Blumenau, Santa Catarina, acusado de maus-tratos a animais, posse irregular de arma de fogo e guarda ilegal de fauna silvestre. A prisão foi realizada dentro da casa do sujeito, onde foram encontrados diversos animais em condições de maus tratos extremos, sem abrigo e água limpa, e com diversas feridas no corpo, além de sinais claros de desnutrição. A operação foi deflagrada pela Delegacia de Proteção Animal da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) após uma denúncia anônima.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Animais negligenciados e armas de fogo
Segundo a guarnição, os agentes foram até a casa do homem para cumprir um bandado de busca e apreensão na casa de um sujeito suspeito de maus-tratos animais. No imóvel, foram encontrados 12 cães em condições precárias, incluindo filhotes na lama e com os cuidados negligenciados pelo tutor. Dois filhotes foram encontrados mortos no local. Além disso, aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro também foram resgatadas. Durante a operação no interior do imóvel, também foram apreendidas duas espingardas, diversas munições dos calibres 12, 36 e 22, além de carne de caça, que será submetida à perícia.
Resgate
Os animais resgatados foram encaminhados ao Setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Blumenau, que atua em parceria com o Hospital Veterinário da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), para receber cuidados adequados.
Preso por maus-tratos
O homem, que não teve sua identidade revelada, foi preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos a cães, guarda ilegal de fauna silvestre e posse irregular de arma de fogo. Ele pode ser condenado a uma pena máxima de até 11 anos de prisão, que podem ser cumpridas cumulativamente ou substituídas por medidas alternativas, dependendo da análise do juiz, antecedentes criminais e circunstâncias do crime.
A Delegacia de Proteção Animal reforça que maus-tratos a cães é crime com pena de 2 a 5 anos de prisão, e reforça que denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Homem mata mulher e filha a facadas dentro de casa e morre em confronto policial
Crime chocou pequena cidade catarinense, que decretou luto oficial de três dias no município
Um crime brutal chocou o pacato município de União do Oeste, com cerca de 2 mil habitantes, na manhã desta sexta-feira (9). Uma mulher de 37 anos e a filha dela, de 15, foram brutalmente assassinadas a facadas dentro da própria casa. O principal suspeito, segundo as forças de segurança, é o companheiro e pai das vítimas. Ele estava em casa no momento da chegada da polícia e reagiu a abordagem ao tentar agredir os agentes e foi morto na sequência.









