Governo estrutura plano estratégico para tornar o Estado competitivo na maior área de livre comércio do mundo. O secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, explicou que o processo já foi iniciado em Santa Catarina / Foto: Secom
O Governo de Santa Catarina se antecipa aos efeitos do acordo de parceria entre a União Europeia e o Mercosul e já estrutura um plano de ação para colocar o Estado em posição competitiva assim que o tratado entrar em vigor. Sob a liderança do governador Jorginho Mello, o tema deixou de ser apenas diplomático e passou a integrar a estratégia de desenvolvimento, com articulação intersetorial coordenada pela Secretaria de Articulação Internacional.
Enquanto o acordo, que criará a maior área de livre comércio do mundo, com mais de 700 milhões de consumidores, avança para a assinatura formal, Santa Catarina organiza sua base produtiva para aproveitar oportunidades em mercados de alta renda, inovação, transição verde e integração às cadeias europeias. A criação de força-tarefa, observatório permanente e metas de médio e longo prazo reforça a postura antecipada do governo, que busca transformar o tratado em ganhos concretos, posicionando o Estado como território estratégico de integração produtiva e tecnológica entre o Mercosul e a União Europeia.




