Ocorrência exigiu uso de equipamentos especiais e o apoio de uma retroescavadeira para a retirada segura do animal
O Corpo de Bombeiros Militar auxiliou, na noite desta segunda-feira (12), no resgate de uma égua que caiu em um córrego localizado em um terreno baldio, no bairro Passo Fundo, em Lages. A ocorrência foi registrada por volta das 20h40 e exigiu o uso de equipamentos especializados e o apoio da Prefeitura Municipal. Segundo a proprietária, a égua tinha entre 6 e 7 anos de idade e estava submersa até a altura do dorso, em meio à lama e ao esgoto. Ela não soube dizer como o animal foi parar lá.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Inicialmente, os bombeiros tentaram passar uma cinta por baixo do animal para retirá-lo do local, utilizando uma talha ancorada em uma árvore. Também foi realizado o desassoreamento da borda do barranco para facilitar a remoção. Apesar das tentativas a égua permanecia presa e, em alguns momentos, se debatia dentro do córrego.
Diante da complexidade da situação, foi solicitado o apoio da Prefeitura de Lages, que enviou uma retroescavadeira ao local. Com cuidado e estratégia conjunta entre as equipes, a égua foi lentamente retirada do córrego, com o auxílio da máquina e do uso de cinta e chincha posicionadas sob o abdômen do animal. Após o resgate, ela foi levada para um ponto seguro, acima do leito do córrego.
Na sequência, os bombeiros e uma médica veterinária tentaram auxiliar o animal a se levantar. Em um primeiro momento, a ação não teve êxito devido ao estado de exaustão e à hipotermia. Uma manta foi colocada sobre a égua e foi oferecida água para ajudar na recuperação.
Após alguns minutos, o animal apresentou reação positiva, conseguiu se levantar, e caminhou pelo local. A égua permaneceu sob os cuidados da equipe da prefeitura e de sua proprietária.
*Com revisão de Bernardo Ebert








