Tempestades com raios, ventos fortes e risco de granizo devem ser mais intensos no Vale do Itajaí e no Litoral Norte.
Nesta quarta-feira (14), o dia será com o predomínio do sol e temperaturas altas em todas as regiões. Isso, combinado com a umidade do ar, traz condições de temporais isolados no período da tarde. Eles devem ser acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa e possível queda de granizo. De acordo com a Defesa Civil, o risco é considerado baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e queda de árvores. No Vale do Itajaí e Litoral Norte, o fenômeno é mais extremo e o risco é considerado alto para ocorrências.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo durante as tempestades, evitando permanecer próximo a janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de ventos fortes, a recomendação é não transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Já em situações de chuva intensa e alagamentos, a orientação é não atravessar ruas inundadas nem pontes e pontilhões submersos.
Ao longo do dia, a sensação será de abafamento. As temperaturas mínimas permanecem acima dos 20°C, enquanto as máximas chegam a 30°C na maior parte do estado. Entre o Oeste e o Litoral, os termômetros podem ultrapassar os 25°C, com picos de até 33°C durante a tarde.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias
Na quinta-feira (15), a combinação de calor e umidade na atmosfera favorece a formação de temporais isolados em Santa Catarina. Apesar de pontuais, os temporais podem ser intensos, com vendavais, elevados volumes de chuva em curto período, raios e possibilidade de granizo. O risco permanece baixo a moderado para alagamentos e destelhamentos.
Pela manhã, as temperaturas mínimas ficam em torno de 26°C no Oeste e no Litoral catarinense, mantendo a sensação de abafamento. Nas demais regiões, os termômetros variam entre 20°C e 23°C. À tarde, com o predomínio do sol, as máximas superam os 30°C, especialmente no Oeste e no Litoral.
Na sexta-feira (16), a formação e o avanço de uma frente fria aumentam as condições para temporais em todas as regiões do estado, principalmente durante a tarde. As tempestades devem ser acompanhadas de raios, rajadas de vento, chuva intensa e eventual queda de granizo.
No sábado (17), o tempo segue instável em Santa Catarina, com possibilidade de chuva a qualquer momento. A instabilidade se intensifica no período da tarde, especialmente nas regiões do Leste catarinense e entre os Planaltos e o Litoral.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Relatório aponta homens jovens como as principais vítimas de afogamento em SC
Mais da metade das ocorrências de salvamento nas praias envolvem esse público
Um relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina revelou que os homens jovens são os que mais se afogam no Litoral do estado. Dos 1022 salvamentos registrados pela corporação entre os dias 15 de dezembro e 12 de janeiro, 627 envolviam homens com idade média de 25 anos. O relatório faz parte da Operação Estação Verão 2025/2026.





