Dados de 2025 divulgados pelo IBGE apontam crescimento expressivo no comércio, indústria e serviços
Um relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que áreas importantes da economia apresentaram alta expressiva em Santa Catarina ao longo de 2025. A alta nos setores da indústria, comércio e serviços colaboraram para a melhora na economia como um todo do estado, que cresceu 4,7% no período, quase o dobro da média nacional, que foi de 2,4%. Segundo o governador Jorginho Mello, isso é reflexo do apoio ao empreendedorismo somado à mentalidade trabalhadora dos catarinenses.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“Santa Catarina é um estado que pula o Brasil. O nosso sucesso é resultado direto do apoio ao empreendedorismo e de um povo trabalhador. Além disso, o estado tem a melhor segurança pública do Brasil, diversos atrativos turísticos e um ambiente de negócios que favorece a atração de investimentos”, destaca.
Comércio tem alta de 5,7%
Um dos setores que mais cresceu em 2025 na economia foi o comércio, com um crescimento de 5,7% entre janeiro e novembro em comparação com o mesmo período de 2024. Essa alta foi mais de três vezes maior que a média nacional, que teve acréscimo de 1,5%. No estado, segmentos como vendas de artigos de uso pessoal e doméstico, com expansão de 10,2%, e hipermercados e supermercados, com elevação de 7,3%, foram os destaques do período.
Outros segmentos do comércio, como vendas de artigos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria (5,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,1%), assim como equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (4%), também tiveram avanço.
3,4% de crescimento na indústria
Outro setor que cresceu bastante em comparação a 2024 foi a indústria, com um acréscimo de 3,4% entre janeiro e novembro em comparação com o mesmo período de 2024. Essa alta foi de quase seis vezes maior que a média nacional (0,6%). O segmento foi puxado especialmente pela fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, que avançou 12,3%. Em seguida estão a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 7,8%, bem como a fabricação de máquinas e equipamentos, com variação de 5,9%.
Serviço tem alta puxada pelo consumo
Os serviços tiveram uma elevação de 3,7%, alta essa que está relacionada ao aumento do consumo. Os destaques são os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 7%, serviços de informação e comunicação, com 5,1%, e serviços prestados às famílias, com 4,3%.
“Santa Catarina cresce em ritmo acelerado e tem a menor taxa de desemprego do país. Ou seja, o mercado de trabalho aquecido garante mais renda para o catarinense e então ele compra mais no supermercado, na farmácia e nas lojas. Além disso, tem mais condições de fazer uma viagem ou ir ao restaurante. Esse aumento no consumo cria novos empregos e gira toda a roda da economia”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck.
Corpo de jovem que desapareceu em rio durante pescaria é encontrado
Vítima foi encontrada a cerca de 15 km do local onde havia sido visto pela última vez
O corpo do jovem que desapareceu durante uma pescaria em Mondaí foi encontrado sem vida na manhã desta sexta-feira (16) após três dias de buscas. O cadáver estava nas margens do Rio Uruguai, a cerca de 15 km de onde havia sido visto pela última vez e foi localizado por populares, que notificaram o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A vítima, identificada como Maicon Yuri Di Domenico, de 22 anos, foi resgatada e encaminhada à Polícia Científica, que fará a perícia.





