19 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Serviços

Falhas estruturais suspendem atendimento presencial do Conselho Tutelar no Centro de Florianópolis

Foto: Google Street View/ Reprodução
Obras emergenciais foram solicitadas para retomada até quarta-feira (21), segundo o MPSC

O Conselho Tutelar da região central de Florianópolis suspendeu temporariamente o atendimento presencial ao público devido a problemas estruturais no imóvel, principalmente na rede elétrica, que oferecem risco a servidores e à população atendida. Apesar da suspensão, os atendimentos seguem sendo realizados de forma online. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a expectativa é de que o atendimento presencial seja retomado até a próxima quarta-feira (21), após a execução de obras emergenciais, principalmente na parte elétrica do prédio.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A situação foi discutida em reunião realizada na última terça-feira (16), convocada pela 9ª Promotoria de Justiça da Capital. No encontro, além da definição do prazo para o retorno das atividades presenciais, foi solicitado que a Prefeitura de Florianópolis apresentasse, até a próxima sexta-feira (23), um plano de ação definitivo para o futuro do imóvel. O prédio, alugado desde 2014, necessita de reparos estruturais, limpeza adequada ou, alternativamente, a substituição da sede por outro local.

Foto: MPSC

“Ficou estabelecido que até a próxima quarta-feira serão realizadas obras emergenciais na parte elétrica para permitir o retorno do trabalho presencial, e até a sexta-feira o Município deverá apresentar uma solução definitiva para os problemas da sede, que vão além da rede elétrica e incluem falhas estruturais, como infiltrações no telhado”, destacou a Promotora de Justiça.

Participaram da reunião a secretária municipal de Assistência Social, Luciane dos Passos, conselheiras tutelares e outros representantes do Município. Durante o encontro, o MPSC informou ainda que não será proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pois já existe uma ação civil pública em julgamento que determina melhorias nas quatro sedes dos Conselhos Tutelares de Florianópolis.

Sobre o cumprimento da decisão judicial, o Ministério Público já solicitou vistorias e a elaboração de um relatório técnico por parte de um assistente social. O objetivo é identificar as obras necessárias em cada unidade e avaliar as medidas cabíveis para garantir o cumprimento da sentença.

           

             

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

Vacina será a de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de profissionais que atuam na atenção primária à saúde de todo o país poderão ser imunizados, a partir de 9 de fevereiro, com a vacina Butantan-DV, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante contra a arbovirose é o primeiro de dose única do mundo.

Continue lendo