21 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Política

Título de eleitor: saiba como tirar, transferir ou regularizar o documento

Foto: Lucas Nascimento/ASCOM
Prazo para emissão e regularização termina em 6 de maio; jovens a partir de 15 anos já podem solicitar o documento pelo sistema Título Net

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já iniciou o ciclo de atendimento para as Eleições de 2026. Eleitores que precisam tirar a primeira via do título, transferir o domicílio eleitoral ou regularizar pendências com a Justiça Eleitoral devem concluir os processos até o dia 6 de maio de 2026, prazo final antes do fechamento do cadastro.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Quem pode tirar o título?

Jovens que tenham 15 anos completos já podem solicitar o alistamento eleitoral. Contudo, a legislação brasileira estabelece que o exercício do voto só é permitido para quem tiver, no mínimo, 16 anos completos até o dia da eleição.

O processo pode ser iniciado integralmente pela internet, através do Autoatendimento Eleitoral (sistema Título Net), disponível no portal do TSE ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado.

Como funciona o atendimento online

Para solicitar o título ou realizar outros serviços digitais, o cidadão deve seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o sistema: Procure pela opção “Autoatendimento Eleitoral” no site oficial.
  • Envio de documentos: É necessário anexar fotos nítidas dos documentos de identidade e comprovante de residência.
  • Validação de identidade: O sistema exige uma selfie do requerente segurando o documento de identificação original ao lado do rosto para evitar fraudes.
  • Biometria: Em situações específicas, o eleitor pode ser convocado a comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias para a coleta de digitais.

Transferência e regularização

Para quem mudou de cidade, o pedido de transferência também deve ser feito via “Atualizar endereço” no portal do TSE. Os requisitos exigem residência mínima de três meses no novo município e o intervalo de pelo menos um ano desde a última movimentação no título ou desde a emissão da primeira via.

Já para os eleitores com o título cancelado — comum em casos de ausência injustificada em três eleições consecutivas —, o caminho é o link “Regularize seu título”. O sistema permite a emissão de guias para pagamento de multas e o envio da documentação necessária para reativar o documento.

Documentos exigidos

Independentemente do serviço solicitado, a Justiça Eleitoral exige:

  • Identidade oficial: RG, Carteira de Trabalho ou certidões de nascimento/casamento. (Obs: A CNH não é aceita para o primeiro título).
  • Comprovante de residência: Contas de consumo (água, luz ou telefone) emitidas nos últimos três meses.
  • Quitação militar: Exigida para homens que completam 19 anos no ano da solicitação.

Vale lembrar que, após o fechamento do cadastro em maio de 2026, nenhum serviço de alistamento ou transferência poderá ser realizado até a conclusão do pleito.

Cargos em disputa nas eleições de 2026

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026 será realizado em 4 de outubro, data em que os eleitores irão às urnas para fazer seis escolhas, nesta ordem:

  • Deputado federal;
  • Deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal);
  • Senador (primeira vaga);
  • Senador (segunda vaga);
  • Governador e vice-governador;
  • Presidente e vice-presidente da República.

Se houver necessidade, o segundo turno das eleições para presidente da República e governadores será realizado no dia 25 de outubro.

           

             

SC pode ter temperaturas abaixo dos 10°C nesta quarta-feira (21)

Tempo continua estável e com poucas nuvens; chance de chuva pontual no Litoral não está descartada

O tempo continua firme e com poucas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina nesta quarta-feira (21). No entanto, a possibilidade de chuvas pontuais no Litoral não está descartada. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, não há riscos para ocorrências associadas. As temperaturas permanecem amenas no período da manhã, com mínimas abaixo dos 10°C no Planalto Sul, enquanto que nas outras regiões as mínimas ficam entre 13 a 17°C. Na parte da tarde, os termômetros voltam a subir, especialmente no Oeste, que deve registrar máximas na casa dos 30°C.

Continue lendo