Ônibus aceitarão também aproximação de celulares e relógios inteligentes com função de pagamento habilitada
A maior cidade de Santa Catarina passará a dotar um novo método de pagamento no embarque dos ônibus do transporte coletivo. Passageiros em Joinville poderão agora utilizar cartões de crédito e débito para pagar o passe, utilizando apenas a tecnologia de aproximação. A novidade passa a valer a partir de 1º de fevereiro.
O valor da passagem para essa modalidade permanece em R$ 6,50, acompanhando a tarifa que vigente no município. Os validadores nos ônibus estarão aptos a processar pagamentos de cartões físicos e também de dispositivos móveis, como telefones celulares e relógios inteligentes, desde que possuam a tecnologia NFC habilitada.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com a Prefeitura de Joinville, a iniciativa busca facilitar o embarque para os usuários do sistema. No entanto, a utilização do Cartão Ideal continua sendo a principal modalidade de pagamento, garantindo benefícios como controle detalhado de utilização, a possibilidade de integração temporal e segurança.
Atenção usuários!
Em relação à dinâmica de cobrança, caso o cartão possua as funções de crédito e débito ativas, o sistema efetuará o lançamento automaticamente na função crédito. A cobrança no débito será realizada em cartões que operem exclusivamente nesta modalidade.
A orientação é que, para evitar leituras acidentais ou cobranças indesejadas, o passageiro aproxime do validador apenas o cartão ou dispositivo que pretende utilizar, evitando a aproximação da carteira ou bolsa completa para assegurar que apenas o meio de pagamento escolhido seja identificado pelo sistema.
Santa Catarina tem mais de 21 mil casos de diarreia em 2026
Estado tem 160 municípios com aumento atípico, mas ainda não apresenta surto da doença, segundo a SES
Santa Catarina já registra mais de 21 mil casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) nas três primeiras semanas de 2026. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (21) pelo Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica das DDAs (SIVEP-DDA) do Ministério da Saúde. O volume representa mais da metade dos casos somados da região Sul no período.





