22 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Saúde

Vacinação contra a dengue é ampliada em Santa Catarina

Foto: Divulgação Secom/GovSC
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos passam a ser atendidos a partir desta sexta-feira (23)

A vacinação contra a dengue em Santa Catarina será ampliada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. As doses serão distribuídas para todos os municípios a partir desta sexta-feira (23), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Até então, a campanha estava restrita a 100 municípios de sete regiões catarinenses e incluía a faixa etária de 10 a 16 anos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Dados do Ministério da Saúde, divulgados em novembro de 2025, apontam que Santa Catarina registrou 25,4 mil casos prováveis de dengue e 21 mortes confirmadas. Apesar dos números, o estado apresentou uma redução de 92% nos casos em comparação com o ano anterior, em 2024.

Para viabilizar a ampliação da campanha, o estado recebeu 75.600 doses da vacina. Com essa quantidade, a SES definiu, em acordo com os municípios, que a aplicação será voltada exclusivamente para a faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, jovens acima dos 14 anos não irão iniciar a vacinação neste momento, ficando garantida apenas a segunda dose para quem já havia começado o esquema vacinal.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a ampliação da vacinação representa um avanço no enfrentamento da dengue em Santa Catarina. “A vacina é uma ferramenta fundamental de prevenção, especialmente para crianças e adolescentes. Com as novas doses, conseguimos ampliar a cobertura e garantir que todos os municípios catarinenses possam vacinar a faixa etária prioritária”, destacou.

A orientação aos pais e responsáveis é que procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar o início da vacinação em seu município. A SES reforça ainda que, mesmo com a ampliação da imunização, as medidas de prevenção seguem sendo essenciais para o controle da doença.

Para manter a redução dos casos, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) alerta que a principal forma de combate ao mosquito transmissor da dengue continua sendo a eliminação dos focos dentro das residências.

Confira as ações recomendadas

  • Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas, vasos e copos;
  • Não acumule materiais descartáveis desnecessários em terrenos baldios e pátios;
  • Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
  • Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
  • Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
  • Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
  • Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

           

             

Ônibus que seguia para SC tomba e cinco pessoas morrem

O motorista do veículo de passageiros não foi encontrado no local do acidente

O acidente ocorreu na noite da última quarta-feira (21), na BR-251, na Serra de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais. Como resultado cinco pessoas morreram, entre eles um bebê. Outros nove passageiros tiveram múltiplas fraturas, escoriações e precisaram ser encaminhados para hospitais da região. Além disso, 34 pessoas foram atendidas no local com ferimentos leves.

Continue lendo