23 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Neonazista é preso por circular com adesivo de suástica no carro em SC

Foto: Polícia Civil (PCSC)
Homem permanece detido e será investigado com base na Lei de Racismo

Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira (23) por ostentar o adesivo de uma suástica nazista no carro. O caso aconteceu em Araranguá, no Litoral Sul de Santa Catarina. Ele passou a ser investigado pela Polícia Civil (PCSC) e foi enquadrado na Lei de Racismo, que trata a apologia ao nazismo como crime inafiançável.

O carro, um Chevrolet Classic, apresentava um adesivo nada discreto no para-brisa traseiro. Além do símbolo ilegal, a plotagem tinha os dizeres “Brasil guerra civil já” e as bandeiras dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O veículo foi flagrado pela Polícia Militar (PMSC) estacionado em frente a um estabelecimento.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Trabalhadores do local afirmaram à PMSC que o carro teria sofrido uma pane mecânica, e que o motorista deixou o local a pé. Os policiais verificaram imagens de uma câmera de monitoramento e identificaram o proprietário, que não foi localizado no momento. Desta forma, o carro foi apreendido para servir de material de investigação.

Posteriormente, o suspeito foi localizado e conduzido à Central de Plantão Policial. Segundo o delegado Adriel Alves, ele foi preso em flagrante e passou por interrogatório, onde admitiu que é proprietário do automóvel e que ele mesmo encomendou e colou os adesivos. “Ele teria sido avisado por familiares que teria problemas com relação a esse adesivo. Mesmo assim, ele preferiu deixar esses adesivos no veículo”, afirmou Alves.

No Brasil, a veiculação da ideologia nazista é tratada como crime de apologia ao racismo e incitação à violência. A Lei nº 7.716/1989 criminaliza a fabricação, comercialização, distribuição e divulgação de símbolos, emblemas ou propaganda que utilizem a suástica ou outros símbolos. Se condenado, o homem pode pegar até cinco anos de prisão, além de multa.

           

             

Menos argentinos escolheram SC como destino nesta temporada, aponta pesquisa

Percepção dos ‘hermanos’ sobre a economia e valorização do real podem explicar mudança em relação ao ano passado

Após um aumento surpreendente no número de turistas argentinos que escolheram Santa Catarina como destino de viagem no verão de 2025, a temporada atual começou menos otimista. Dados compilados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) na primeira quinzena de janeiro mostram que o percentual de “hermanos” do total de visitantes caiu de 22% para 19% em 2026.

Continue lendo