Estado também tem importantes vacinas com índice acima de 90%
O estado de Santa Catarina foi destaque nacional no setor da saúde em 2025, especialmente quando se trata da vacinação. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (23), a cobertura vacinal ficou acima da média em 18 das 20 vacinas monitoradas. Destaca-se também a imunização do público alvo acima de 90% em diversos tipos, como a tríplice viral (97,5%), poliomileite (92,6%) e pneumonia (96%).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destaca que os bons números são reflexo das ações de conscientização realizadas ao longo de todo o ano. “É importante ressaltar que as ações que desenvolvemos durante todo o ano estão refletindo em bons resultados, mas é preciso continuar melhorando para que possamos imunizar, cada vez mais, a nossa população e assim diminuirmos as doenças evitáveis”, afirma.
Entre as principais ações, estão: busca ativa e resgate de não vacinados, checagem de situação vacinal, chamamento e acompanhamento especialmente para esquemas multidose e reforços (crianças, adolescentes, gestantes e grupos prioritários). Além dessas, ainda há outras medidas que tem como objetivo incentivar a vacinação e, por consequência, o atingimento das metas.
- Ampliação do acesso: Apoia e estimula os municípios a ampliarem suas ações por meio de horários estendidos, atividades em escolas e creches, vacinação extramuros (em comunidades distantes ou de difícil acesso) e dias de intensificação em localidades prioritárias.
- Qualificação das salas de vacina e das equipes: treinamento, padronização de fluxos, supervisão, apoio técnico e melhoria do registro para reduzir perdas de oportunidade e qualificar o dado.
- Monitoramento sistemático e devolutivas: acompanhamento regular por município/unidade, com foco em homogeneidade e priorização de territórios com maior risco de queda, para correções rápidas de rota.
- Integração com a Atenção Primária e comunicação: fortalecimento do vínculo das equipes com as famílias, orientação qualificada e enfrentamento da desinformação, com mensagens claras e baseadas em evidências.
Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Florianópolis
Homem de 39 anos foi alvo de um mandado de prisão preventiva por conta de um crime de homicídio
Um homem de 39 anos foi preso nesta quinta-feira (22), na região Norte da Ilha, em Florianópolis, pelo crime de homicídio. Ele possui uma vasta ficha criminal e foi alvo de um mandado de prisão expedido pelo estado da Bahia, na região Nordeste do país. Além disso, segundo a PF, ele é suspeito de ser um dos líderes de uma organização criminosa naquela Unidade da Federação, onde dava ordens de execução de crimes violentos.





