28 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Esportes

Santa Catarina volta a receber jogos da série A após mais de um ano

Foto: Rafael Bressan/ACF
Retorno do estado na elite acontece na noite desta quarta-feira (28); Chapecoense recebe Santos de Gabriel Barbosa e companhia

Esta quarta-feira (28) terá um marco importante para o futebol de Santa Catarina. Após pouco mais de um ano, o estado volta a receber um jogo da elite do futebol brasileiro. O retorno da série A acontece na Arena Condá, em Chapecó, às 20h, onde a Chapecoense, única representante de SC na primeira divisão nacional em 2026, recebe o Santos pela primeira rodada.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O embate entre o “Verdão do Oeste” e o “Peixe” marca o encerramento de um longo período em que o estado não recebeu partidas válidas pela série A. O último jogo foi há um ano e um mês, em Cricíúma, quando o “Tigre” enfrentou o Flamengo, terceiro colocado daquele ano, e acabou derrotado pelo placar de 3×0. Em Chapecó, o período é ainda maior, de quatro anos e um mês. O último jogo foi em dezembro de 2021, quando a Chape foi derrotada por 1×0 para o Sport, na Arena Condá.

Essa participação da Chapecoense, inclusive, ficou marcada por ser a pior de um clube na série A do Campeonato Brasileiro. Com apenas 15 pontos conquistados em 38 rodadas – com apenas uma vitória -, a Chape superou a campanha do América-RN de 2007, quando a equipe terminou com 17 pontos. Depois disso, o “Verdão do Oeste” nunca mais disputou a elite, disputando a série B por quatro anos consecutivos, até conseguir o acesso em 2025.

Retorno com confiança

Agora, em 2026, a equipe terá a chance de fazer uma campanha melhor do que a que marcou sua última aparição na série A. O primeiro compromisso é na noite desta quarta-feira (28), às 20h, na Arena Condá. O adversário será o Santos, que não contará com Neymar, se recuperando de uma cirurgia no joelho, mas terá nomes que já tiveram destaque no futebol brasileiro, como Gabriel Brazão, Gabriel Menino, Willian Arão, Zé Rafael, Gabriel Barbosa e Robinho Jr., filho do ex-jogador Robinho.

Para esta partida, a Chape chega embalada após uma goleada histórica em cima do Joinville, em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense. No último domingo (25), a equipe venceu o Joinville por 6×0, na Arena Condá, consolidando a maior goleada na história do confronto. Incentivado pela goleada, o meia Giovanni Augusto, um dos principais destaques da equipe, comentou sobre a confiança que a vitória deu para a equipe.

“É uma vitória que nos dá uma animação muito grande, principalmente em termos de confiança. A confiança naturalmente aumenta. Então, para você ter a sua estreia no campeonato brasileiro você vir de um jogo tão perfeito quanto esse, com certeza a expectativa é a melhor possível, mas sabemos que agora é um novo campeonato totalmente diferente. Então nós vamos precisar fazer um jogo novamente perfeito e, se Deus quiser, começar com o pé direito, que é o nosso principal objetivo”, destaca.

Arbitragem

Para a partida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou Sávio Pereira Sampaio (DF) para comandar a arbitragem. Ele será auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos (PR), Luis Carlos de Franca Costa (RN) e Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA), como quarto árbitro. No VAR, estará Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN), juntamente com os assistentes Luciano Roggenbaum (PR) e Thayslane de Melo Costa (SE).

Veja mais detalhes na reportagem do Jogo Aberto SC

           

             

Operação apreende R$ 1 milhão em ‘chips da beleza’ e hormônios em Florianópolis

Farmácia de manipulação e locais de produção e distribuição dos medicamentos foram fechados pela Anvisa

Quatro estabelecimentos ligados a uma farmácia de manipulação em Florianópolis foram fechados pela Polícia Civil (PCSC) nesta terça-feira (27). Aproximadamente R$ 1 milhão em medicamentos irregulares foram apreendidos nos locais, incluindo injetáveis conhecidos como “chips da beleza” e hormônios.

Continue lendo