Grupo é suspeito de estelionato por meio do golpe do bilhete premiado; 15 mandados de prisão foram cumpridos e diversos bens apreendidos
Uma facção criminosa suspeita de praticar o conhecido “golpe do bilhete premiado” foi desarticulada nesta semana com a prisão de envolvidos, dentro e fora da cadeia, e apreensão e bloqueio de bens. Conforme a investigação, os participantes lucraram milhares de reais com diversas vítimas, a maioria idosas e residentes em Blumenau, na região do Vale do Itajaí.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os mandados de prisão e de busca e apreensão fazem parte da Operação Premius, coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau e DPCAMI de Blumenau, com colaboração da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. As ações visaram a desarticulação da quadrilha, que estava distribuída entre cidades de Santa Catarina e do estado vizinho.
Modus Operandi
Conforme a investigação, todas as vítimas eram atraídas da mesma forma pela organização, sendo abordadas em via pública para participar de uma suposta divisão de um prêmio de loteria, que nunca existiu. As pessoas, na maioria idosas, eram incentivadas a realizar saques e transferências bancárias de alto valor para contas suspeitas acreditando que estariam participando de uma troca vantajosa, sendo concretizada o estelionato.
Os prejuízos foram grandes para algumas das vítimas, representando grandes perdas financeiras e danos emocionais relevantes, já que, em alguns casos, o dinheiro era proveniente de uma economia feita ao longo de toda a vida. Para dar um ar de legalidade aos valores adquiridos, os indivíduos lavavam o dinheiro e ocultavam valores.
Prisões e apreensões
As ações de prisão e busca e apreensão aconteceram na manhã desta terça-feira (27) nos municípios de Blumenau, Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, bem como em Passo Fundo e Alvorada, no Estado do Rio Grande do Sul, em ação conjunta que contou com a participação de 40 policiais. Ao todo foram 15 alvos de prisão, sendo que sete deles já se encontravam dentro do sistema prisional, o que indica que eles atuavam no crime mesmo em cárcere, e 19 de busca e apreensão.
Além disso, também foi determinado o sequestro de uma propriedade residencial localizada na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul/SC, bem como a apreensão de um automóvel, ambos vinculados ao proveito econômico dos crimes investigados.
Prefeitura tem 30 dias para realizar obras emergenciais no Conselho Tutelar
Estrutura na região central de Florianópolis foi alvo de ação do Ministério Público por conta da precariedade e teve as atividades suspensas temporariamente
A prefeitura de Florianópolis recebeu uma sentença do Ministério Público de Santa Catarina para acelerar o processo de recuperação da sede do Conselho Tutelar do Centro, devendo ficar a estrutura adequada e com alvará solicitado em até 30 dias úteis. O documento foi enviado na última sexta-feira (23) e noticiado nesta quarta (28) pela 9ª Promotoria de Justiça da Capital e visa fornecer melhores condições para quem frequenta o espaço, como funcionários e pessoas em atendimento.









