30 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Atuação de 2 ciclones próximos a SC acendem alertas para temporais e chuva intensa

Foto: Banco de imagens
Fim de semana tem risco alto de ocorrências em grande parte do estado, avisa Defesa Civil

A atuação de dois ciclones extratropicais acendem alerta para fortes temporais em Santa Catarina pelo menos até a próxima quarta-feira (4). O primeiro deles está atuando em alto-mar e mantém condições para tempestades ao longo deste fim de semana. Segundo a Defesa Civil estadual, o sistema atua distante da costa, mas ainda com influência para provocar instabilidades, especialmente na metade leste do estado.

As instabilidades devem ocorrer principalmente entre as tardes e noites desta sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º), e podem ser acompanhadas de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A previsão indica que a circulação do ciclone ganha força na tarde do sábado, favorecendo temporais mais fortes.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A partir da tarde de domingo, o ciclone se afasta ainda mais da costa catarinense e as instabilidades perdem força. Os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada com chuva pontualmente intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis.

Apesar das chuvas, as temperaturas seguem elevadas ao longo do fim de semana. As mínimas variam entre 15°C e 20°C e, durante a tarde, as máximas podem ultrapassar os 30°C em todas as regiões do estado. No Planalto Norte e no Vale do Itajaí, os termômetros podem alcançar valores próximos dos 37°C.

Alertas da Defesa Civil

Diante da previsão de temporais, a Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico para o risco de ocorrências associados aos temporais e fortes ventos no estado. No sábado, o risco é considerado alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos em todo o litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, além de áreas do Meio-Oeste e da Serra. Nas demais regiões, o risco é moderado.

No domingo, o risco segue considerado moderado para ocorrências do Litoral Norte ao norte do Litoral Sul, e em áreas do Vale do Itajaí e da Serra catarinense. O restante do estado tem risco baixo.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

Segundo ciclone

A formação de um novo ciclone próximo à região Sudeste do Brasil intensifica a circulação marítima no litoral catarinense entre segunda-feira (2) e quarta-feira, aumentando a condição de chuva persistente e volumosa. A partir da madrugada de terça-feira (3), os temporais tendem a ganhar força, principalmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, com acumulados elevados de precipitalão. Esse cenário aumenta o risco para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos.

De acordo com os meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC), a intensidade das chuvas previstas depende da posição e da evolução do novo ciclone. Por isso, é fundamental acompanhar as atualizações da previsão do tempo para avaliar os impactos esperados em cada região.

Recomendações da Defesa Civil

– Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados.
– Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
– Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

           

             

Cão Orelha: porteiro nega ter filmado ou presenciado agressões pelos suspeitos

Vídeo que circula é de possível caso de maus-tratos a outro cão comunitário na Praia Brava

ParágrafoO porteiro do condomínio na Praia Brava, em Florianópolis, citado no caso da morte do cão comunitário Orelha negou ter filmado ou presenciado as agressões que resultaram na morte do animal. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (30) pela defesa dele, e confirma o que foi afirmado pela Polícia Civil (PCSC) na coletiva de imprensa sobre a investigação.

Continue lendo