1 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Manifestações Brasil afora pedem justiça na investigação sobre morte do cão Orelha

Imagens: Redes Sociais/Divulgação
Atos foram registrados em Florianópolis, São Paulo e outras cidades do país; praia da Galheta também foi palco de manifestação

O caso Orelha foi pauta de diversas manifestações em ruas importantes do Brasil neste domingo (1º). Os atos contaram com participação de milhares de populares, que exigiam justiça nas investigações do caso. Um dos protestos aconteceu em Florianópolis, onde ocorreu o crime, com a Avenida Beira-Mar tomada por pessoas que se solidarizaram com a causa. A Beira-Mar de São José também recebeu manifestantes.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

 

 

 

“Justiça” e “Não é ‘brincadeira de adolescente’, é assassinato” diziam alguns dos cartazes levantados pelas pessoas, que pediam justiça no caso que virou símbolo da luta da violência contra animais. Mas não foi só em Santa Catarina que ocorreram atos. A Avenida Paulista, uma das mais movimentadas de São Paulo, também foi palco do ato. Em Rio Branco (AC) e Belo Horizonte pessoas também foram às ruas, assim como em outras cidades do país.

Manifestação em arte

A Praia da Galheta, uma das mais conhecidas de Florianópolis, foi palco de uma manifestação que pediu justiça ao cachorro Orelha, brutalmente assassinado por um grupo de adolescentes no início deste ano. O artista Reci Clayton, especialista em Land Art, estilo em que a própria natureza vira suporte para a obra, fez um desenho gigante na areia retratando o rosto do animal. Em uma publicação nas redes sociais, ele disse que a arte foi feita para homenagear um “ser puro, livre e querido por muitas pessoas que caminham pela praia”.

“Orelha fazia parte da paisagem viva: dos passos lentos, dos olhares gentis, da convivência silenciosa entre humanos e natureza. Sua partida, marcada pela violência, nos convoca a refletir sobre o cuidado, o respeito e a responsabilidade que temos com todas as formas de vida. Que esta obra efêmera transforme dor em memória, e memória em consciência. Por Orelha. Por todos os animais. Pela vida”, refletiu.

Imagem: Redes Sociais

Quem era Orelha

Orelha era um cão comunitário que viveu por mais de 10 anos na Praia Brava, onde era muito querido pela comunidade local, que cuidavam dele e davam carinho. No início deste ano, no dia 4 de janeiro, ele foi brutalmente espancado por um grupo de adolescentes e submetido à eutanásia por conta da gravidade dos ferimentos. Inicialmente, quatro menores eram tratados como suspeito. No entanto, a família de um deles comprovou a inocência do rapaz, que virou testemunha. Agora, os outros três estão sendo interrogados para prosseguimento da investigação. Outros três adultos respondem por coação contra testemunhas.

           

             

Homem é morto com facada nas costas pelo irmão mais novo

Segundo informações, envolvidos tinham desavenças e eram usuários de drogas

Um homem foi morto pelo próprio irmão na madrugada deste domingo (1º) no município de Blumenau, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo relatório da Polícia Militar de Santa Catarina, a vítima foi encontrada em estado grave pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar e encaminhada ao Hospital Santa Isabel após ser por uma facada. No entanto, morreu na unidade de saúde devido aos ferimentos.

Continue lendo

https://www.tvbv.com.br/homem-e-morto-com-facada-nas-costas-pelo-irmao-mais-novo/