Gabinete de vereador está entre os 20 alvos de buscas pela Polícia Civil
A Polícia Civil (PCSC) deflagrou nesta terça-feira (3) uma operação para apurar uma suspeita de esquemas de pagamento de propina, “rachadinha” e lavagem de dinheiro na Câmara Municipal de Blumenau, no Vale do Itajaí. Três pessoas foram presas em flagrante durante buscas, que tiveram entre os alvos o gabinete do vereador Almir Vieira (PP).
A Operação Happy Nation cumpriu cerca de 30 mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Blumenau, Videira, Balneário Camboriú e Itapema. Em nota, a Câmara de Vereadores de Blumenau confirmou que dois gabinetes receberam batidas policiais. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e a apreensão de veículos dos suspeitos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Durante a realização das buscas, dois investigados foram flagrados com grandes quantias de dinheiro vivo. Eles foram presos por suspeita de lavagem de dinheiro. Um terceiro alvo de mandado foi preso em flagrante por posse irregular de munições de uso permitido, mas foi liberado após pagar a fiança. A Polícia não revelou os nomes dos investigados na operação.
A operação foi deflagrada no âmbito de uma investigação iniciada ainda em 2024, após a Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais do Departamento de Investigações Criminais de Blumenau (DECRIM/DIC) receber denúncias sobre desvios de dinheiro público envolvendo um vereador e funcionários da Câmara Municipal e da Prefeitura da cidade. São investigados os crimes de desvio de dinheiro, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo a PCSC, a os esquemas investigados envolvem o pagamento de propina a partir de contratos públicos de prestação de serviços firmados com a administração municipal. Além disso, a polícia investiga a prática conhecida como “rachadinha”, que ocorre quando o parlamentar exige o repasse de parte do salário de servidores indicados por ele a cargos comissionados.
Veja o que dizem os citados
Almir Vieira estava no gabinete e acompanhou a realização das buscas. Por meio de nota, o vereador afirma que permanece à disposição da Justiça e que colabora integralmente com as autoridades. Ele diz ainda que respeita as instituições e que confia plenamente na Justiça. “O vereador tem convicção de sua inocência e irá comprová-la nos autos do processo, com serenidade, transparência e responsabilidade, princípios que sempre nortearam sua vida pública e pessoal”, escreve a nota.
Também por meio de nota, a Câmara de Vereadores de Blumenau afirmou que dois gabinetes foram alvo de buscas. “A investigação em andamento apura eventuais condutas individuais de vereadores e/ou assessores, não havendo qualquer apuração direcionada à instituição Câmara de Vereadores de Blumenau, que segue exercendo normalmente suas atribuições constitucionais e administrativas”, continua o comunicado, acrescentando que a Casa Legislativa está colaborando integralmente com as investigações e que está à disposição das autoridades.
Já a Prefeitura de Blumenau afirmou à reportagem do TVBV Online que ainda não tem informações oficiais sobre o objeto da investigação.
Motorista de Porsche é denunciada após acidente que matou empresária em Balneário Camboriú
Mulher dirigia embriagada quando capotou o carro em alta velocidade e tentou fugir em seguida
A motorista de um Porsche Macan que provocou um acidente e a morte de uma empresária de 41 anos em Balneário Camboriú, no último dia 15 de dezembro, foi denunciada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Gisele Forneroli, de 58 anos, irá responder por pelos crimes de embriaguez ao volante, homicídio doloso com dolo eventual — quando se assume o risco de matar — e fuga do local do acidente.









