6 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Leo Coelho

Catálogo da exposição Matéria Prolífica será lançado em Florianópolis

Fundação Cultural Badesc recebe lançamento de catálogo. (Foto:: Juliano Zanotelli/Divulgação)
Publicação reúne textos críticos e imagens da mostra em homenagem ao artista Paulo Gaiad, que está aberta para visitação na Fundação Cultural Badesc

Transformar uma exposição em catálogo eterniza o trabalho do artista e serve como documento de pesquisa. E na próxima terça-feira (10), a Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, promove o lançamento do catálogo da exposição Matéria Prolífica, que presta homenagem ao artista Paulo Gaiad (1953-2016). Além do lançamento da publicação, que organiza reflexões, escolhas e caminhos que ajudaram a construir a mostra, será promovida uma roda de conversa e a distribuição do material educativo da exposição para educadores. O evento, com entrada gratuita, começa a partir das 19h.

A publicação reúne textos das curadoras Thays Tonin, Victoria Beatriz, Rainara Sofia, Georgia Bergamin, Estela Camillo e Eduarda Andrade, fotografias da exposição e uma breve apresentação do projeto Ocupação Casa Toda, que orientou a construção da mostra. Com 104 páginas, o catálogo registra o processo de pesquisa e as decisões que definiram o recorte apresentado ao público, oferecendo uma leitura ampliada da produção de Gaiad.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Além da distribuição gratuita da publicação impressa, será distribuído o material educativo desenvolvido especialmente para Matéria Prolífica. Elaborado por Victoria Beatriz, pela estagiária de arte-educação Eduarda Rebelo e pelo coordenador de artes da Fundação, Denilson Antonio, o material reúne propostas pedagógicas práticas voltadas a professores e estudantes. A ideia é aproximar diferentes públicos da obra de Gaiad e estimular abordagens sensíveis e críticas no ambiente escolar.

A programação da noite inclui ainda uma roda de conversa com a equipe envolvida no projeto, que irá compartilhar bastidores, decisões curatoriais e perspectivas sobre o legado de Paulo Gaiad. A troca busca aproximar o público dos processos que estruturam a exposição e da importância de registrar a produção artística catarinense.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A visitação da exposição “Matéria Prolífica” pode ser feita até 19 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

           

             

Imagens de adolescentes na praia onde Orelha foi atacado são ilustrativas, afirma PCSC

Polícia diz que tem registro do momento em que jovem vai à praia sozinho, mas optou por divulgar vídeo de uma hora depois

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) informou nesta sexta-feira (6) que as imagens divulgadas do adolescente apontado como responsável pelas agressões ao cão comunitário Orelha, em Florianópolis, têm “caráter meramente ilustrativo”. Em nota, a corporação explica que a gravação feita próximo à orla da Praia Brava não corresponde ao momento em que os fatos teriam ocorrido.

Continue lendo