9 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Dois bonecos do Berbigão do Boca são destruídos por incêndio em Florianópolis

Fotos: Berbigão do Boca/Redes Sociais/Reprodução
Autoria está sendo investigada pelas forças de segurança; nenhuma outra estrutura foi danificada

Dois bonecos que homenageavam figuras de Florianópolis no Berbigão do Boca, bloco de Carnaval realizado no Centro da capital, foram incendiados na noite deste domingo (8). Os responsáveis pelo incidente ainda não foram identificados, mas imagens de câmeras de videomonitoramento da região estão sendo analisadas para apuração. As artes estavam em um galpão improvisado na região central junto de todas as outras. Nenhuma mais foi danificada.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O incêndio foi registrado dois dias após mais uma edição do evento, realizado na última sexta-feira (6). Segundo nota oficial publicada nas redes sociais pela organização do Berbigão do Boca, há indícios de que a intenção dos suspeitos era incendiar e destruir todos os bonecos, mas a rápida ação das equipes de segurança impediu o alastramento do fogo e um prejuízo maior ao patrimônio cultural. A Guarda Municipal de Florianópolis fez rondas pela região, mas não conseguiu localizar os suspeitos. O caso agora é investigado pela Polícia Civil de Santa Catarina.

“Atacar símbolos da memória coletiva é ferir a identidade de um povo, apagar histórias que ajudaram a construir Florianópolis e desrespeitar aqueles que dedicaram suas vidas à cultura. O Berbigão do Boca segue firme na defesa da memória, da tradição e da cultura popular, reafirmando seu compromisso com a história da cidade. O vandalismo não apaga a importância dessas homenagens, mas reforça a necessidade de preservar, respeitar e proteger o patrimônio cultural de Florianópolis”, disse a organização em nota.

Quem eram os homenageados?

Os bonecos incendiados homenageavam Hélio Cabrinha e Aldírio Simões de Jesus, figuras icônicas do Carnaval de Florianópolis. Hélio foi um dos grandes nomes da festa na capital catarinense, especialmente na Escola de Samba Protegidos da Princesa, a mais vezes campeã, com 26 títulos, onde foi presidente e líder histórico.

Aldírio era jornalista, radialista, escritor e reconhecido como um grande agitador cultural, com atuação marcante na imprensa, no rádio e na valorização da cultura popular, além de ter presidido a Fundação Franklin Cascaes, promovendo eventos que marcaram gerações.

           

             

VÍDEO: Cães são resgatados de afogamento por guarda-vidas no Litoral de SC

Animais entraram na água e não conseguiram voltar para a praia por conta da correnteza

Dois cães foram salvos no meio do mar por guarda-vidas civis na manhã deste domingo (9) no Litoral Sul de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, os animais entraram na água e não conseguiram voltar para a praia por conta da correnteza, precisando de resgate. Eles já foram devolvidos à tutora.

Continue lendo