Municípios têm até 13 de março para aderir à ação que combate ao mosquito Aedes Aegypti e garante destinação correta do material
Inicia nesta segunda-feira (9), as inscrições para a Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis em Santa Catarina. A Campanha do Governo de Santa Catarina, uma das ações de prevenção contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Os municípios interessados em participar da primeira etapa da campanha em 2026 têm prazo até 13 de março para se inscrever.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A campanha busca retirar de circulação pneus sem uso que, quando descartados de forma inadequada, acumulam água e se transformam em criadouros do mosquito. Além de contribuir para o controle das doenças, a campanha garante a destinação ambientalmente adequada do material, contribuindo para a proteção do meio ambiente.
Entenda como funciona a campanha
Na prática, as prefeituras de cada município mobilizam a comunidade, organizam pontos de coleta ou ações de recolhimento e registram todas as informações em uma planilha compartilhada entre os municípios. Depois de contabilizar os pneus arrecadados, o pedido de retirada é feito pelas próprias administrações municipais. A coleta e a destinação final ficam por conta das empresas parceiras da logística reversa, sem gerar custos diretos aos cofres públicos. Já o governo do Estado acompanha todo o processo, oferecendo orientação técnica e fazendo a articulação necessária para que o material tenha o destino adequado.
Os interessados em aderir à campanha neste primeiro semestre de 2026 podem conferir o passo a passo neste link.
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Fuck, a campanha já se consolidou como uma importante estratégia de prevenção. “O objetivo da campanha é ajudar na prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, Zika e chikungunya. A cada edição conseguimos um engajamento maior dos municípios. Já é um projeto consolidado, que além de preservar o meio ambiente ajuda na prevenção das doenças”, destaca
A campanha é realizada em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Reciclanip, responsável pela logística reversa dos pneus, e a empresa Xibiu, encarregada da coleta do material.
Curso Básico de Atendimento a Emergências do Corpo de Bombeiros tem inscrições abertas
São 40 horas de atividades online e direito a habilitação como Agente Comunitário de Proteção Civil e Brigadista Voluntário
Abriram nesta segunda-feira (9) as inscrições para o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A formação é ofertada de forma totalmente gratuita e com aulas online.





