9 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Esportes

Semifinalistas do Catarinense e quatro participantes da Copa Acesc já estão definidos

Foto: Rafael Bressan/ACF
Campeões dos torneios e vice do estadual garantem vaga na Copa do Brasil 2027

Brusque, Chapecoense, Camboriú e Barra são as quatro equipes que conquistaram as vagas nas semifinais do Campeonato Catarinense 2026 e seguem vivas na disputa do título. No último confronto antes da final, a Chapecoense enfrenta o Barra e o Camboriú enfrenta o Brusque, em jogos que começam no próximo fim de semana.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Dos quatro semifinalistas, dois buscam um troféu inédito. Barra e Camboriú nunca foram campeões estaduais e buscam o feito nesta edição. O “Cambura” até chegou a uma final, mas foi derrotado pelo Brusque em 2022. Já o “Pescador” está no quinto ano na elite do Campeonato Estadual e já igualou a sua campanha na história da competição, quando chegou às semifinais e foi eliminado pelo Brusque em 2023.

Já a Chape é a que mais foi campeã entre os sobreviventes no campeonato. Já foram sete títulos estatuais conquistados. O último foi em 2020 e, agora, seis anos depois, tem a chance de levar para casa a oitava taça. O Brusque, por sua vez, vai em busca do terceiro troféu, sendo que o último foi conquistado em 2022.

Taça Acesc

O Campeonato Catarinense 2026 tem uma novidade: a Taça Acesc, em homenagem aos 70 anos da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina. Classificam-se para o “mini torneio” as equipes eliminadas nas quartas de final  e semifinal do Campeonato Catarinense. Ele funciona em mata-mata, com quartas de final, semifinal e final. Os primeiros confrontos serão: Avaí x Santa Catarina e Criciúma x Concórdia, com jogos de ida e volta. Quem passar, enfrenta os eliminados das semifinais do Campeonato Catarinense. Os dois que avançarem disputam a final, que vale vaga na Copa do Brasil de 2027.

           

             

Capivaras não tem relação com casos de febre maculosa, diz estudo

Pesquisa foi realizada em Florianópolis, onde não foram identificados carrapatos estrela, principal vetor da doença

Um estudo liderado pela Universidade Federal de Santa Catarina revelou que não há relação entre a presença de capivaras e a ocorrência da Febre Maculosa em Florianópolis. O relatório da pesquisa, divulgado nesta segunda-feira (9) pela prefeitura do município, diz que a maioria dos carrapatos encontrados em ambientes com o roedor são da espécie Amblyomma dubitatum e não da Amblyomma sculptum, principal vetor da doença.

Continue lendo