Nenhum dos infectados apresentou agravamento do caso de saúde e ainda não houve aumento acentuado de casos
A gripe K, que se tornou mundialmente conhecida após se espalhar rapidamente entre o final de 2025 e início de 2026, tem os primeiros casos registrados em Santa Catarina. Até o momento, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, são 17 infectados em Santa Catarina, nenhum em estado grave. A maior parte está em Florianópolis, com 11 registros. A Capital e outros municípios já foram comunicados e estão investigando cada um dos casos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os 17 infectados tiveram o início dos sintomas entre os meses de novembro e dezembro de 2025. Diante do cenário, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica publicou, em dezembro, o Alerta Nº0011/2025, que traz orientações para a população e para os serviços de saúde diante do potencial de aumento de casos por influenza em decorrência dessa mutação. Até o momento, não houve aumento dos casos de Influenza no Estado ou mudança no perfil da doença.
Mesmo com o não agravamento dos casos, a SES comunicou os municípios para que eles investiguem os casos e fiquem atentos a possíveis evoluções, sendo que o público mais vulnerável – idosos, pessoas com comorbidades, crianças pequenas, gestantes e puérperas – é mais suscetível ao agravamento.
Municípios com casos confirmados
- Florianópolis (11)
- Tubarão (2)
- Braço do Norte (1)
- Palhoça (1)
- São José (1)
- São Ludgero (1)
Sintomas
Febre alta (geralmente acima de 38°C)
Dor no corpo e nas articulações
Dor de cabeça
Cansaço intenso
Tosse seca
Dor de garganta
Coriza ou nariz entupido
Calafrios
Falta de apetite
Náusea, vômito ou diarreia (mais comum em crianças)
Sensação de fraqueza
VÍDEO: Incêndio em área nobre de Florianópolis mobiliza trabalhadores
Chamas atingiram letreiro de edifício comercial, que já está funcionando normalmente
Um incêndio atingiu um edifício comercial na região central de Florianópolis na manhã desta quinta-feira (12) e mobilizou trabalhadores do local, que conseguiram conter as chamas com a utilização de extintores. O incidente se restringiu apenas ao letreiro do estabelecimento e ninguém ficou ferido. No entanto, duas pessoas foram encaminhadas ao hospital por conta da inalação de fumaça e exaustão física em decorrência da situação.





