13 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Cotidiano

Vai pro Bloco? Confira dicas de hidratação e alimentação para curtir o Carnaval

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Hidratação, alimentação equilibrada e atenção aos sinais de alerta do corpo são essenciais antes, durante e após a festa

Com a chegada do Carnaval, período marcado por longas horas de festa, calor intenso e consumo frequente de bebidas alcoólicas, é importante manter hábitos simples que garantem disposição e previnem problemas como desidratação, intoxicações alimentares e mal-estar, e além disso, consumir alimentos que ajudam a manter os níveis de energia estáveis por mais tempo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Hidratação: prioridade durante o Carnaval

Não é novidade para ninguém, mas é importante lembrarmos que a hidratação deve ser prioridade absoluta. Por isso, não esperar a sede aparecer para beber água, mantendo ingestão constante ao longo do dia. O Ministério da Saúde orienta sobre a hidratação constante, mesmo quando não há necessidade de água.

Um indicativo prático da desidratação é observar a coloração da urina, que deve permanecer clara. A orientação é buscar consumir, no mínimo, dois litros de água por dia e, se necessário, aumente conforme o tempo de exposição ao calor.

Outras medidas que ajudam na hidratação:

  • Inclua bebidas como água de coco, sucos naturais e chás sem açúcar para repor líquidos do corpo;
  • Isotônicos podem ser utilizados, mas sempre intercalados com água para evitar sobrecarga renal;
  • Se consumir álcool, faça com moderação, intercale com água e nunca beba em jejum, pois o álcool aumenta o risco de desidratação.

Alimentação saudável faz diferença

Com a maratona de blocos, desfiles e festas, manter uma alimentação adequada também é fundamental para garantir energia e evitar imprevistos durante o carnaval. Escolhas simples antes e durante a folia fazem diferença na disposição, na imunidade e na prevenção de problemas como mal-estar e intoxicação alimentar. Então lembre-se de nestes dias priorizar refeições leves, equilibradas, além de redobrar os cuidados com os alimentos consumidos fora de casa.

Confira as principais recomendações:

  • Não saia para os blocos em jejum;
  • Priorize carboidratos complexos, como arroz, batata, macarrão, cereais, aveia, mandioca, feijão e grão-de-bico;
  • Inclua proteínas magras, como frango, peixe, queijo branco e ricota;
  • Consuma frutas, verduras e legumes para fortalecer a imunidade;
  • Evite alimentos gordurosos, como frituras, salgadinhos e comidas muito temperadas;
  • Aposte em opções práticas e saudáveis.

Sinais de alerta

Alguns sintomas podem indicar que o corpo está sofrendo os efeitos da desidratação, intoxicação alimentar ou exaustão pelo calor durante o Carnaval. Boca seca, sede intensa, fraqueza, tontura, dor de cabeça, náuseas e confusão mental são alertas de que o organismo precisa de reposição imediata de líquidos. Caso os sintomas persistam procure atendimento médico sem demora.

Além da hidratação, é fundamental redobrar a atenção com a alimentação fora de casa. Alimentos vendidos na rua, especialmente produtos crus, com maionese, muito recheados ou expostos ao sol sem refrigeração adequada, têm um maior risco de contaminação e podem comprometer a saúde do folião.

Cuidados após a festa

Passada as festas, o cuidado com o corpo deve continuar. A reidratação segue como prioridade nos dias seguintes, acompanhada de refeições leves e nutritivas que facilitem a recuperação do organismo. Frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e melão, são aliadas importantes na reposição de líquidos e nutrientes perdidos pelo suor excessivo e pelo consumo de álcool.

Intercalar momentos de pausa entre os dias de festa e retomar uma rotina alimentar equilibrada contribuem para restabelecer a energia, fortalecer a imunidade e garantir que a lembrança do Carnaval seja marcada pela alegria, e não por problemas de saúde.

           

             

Figueirense e Marcílio Dias duelam buscando liderança do “quadrangular da morte”

Alvinegro vem de vitória para cima do Joinville; Já o Marinheiro teve um empate dolorido no último jogo

O Figueirense enfrenta o Marcílio Dias na noite desta sexta-feira (13) em jogo válido pela terceira rodada do quadrangular do descenso, popularmente chamado de “quadrangular da morte”. Para ambas as equipes, uma vitória representa um salto importante na tabela do torneio, em que apenas um se salva do rebaixamento para a série B do Campeonato Catarinense. Os dois tem quatro pontos e buscam pontuar nesta sexta para fazer a maior pontuação possível e permanecer na elite.

Continue lendo