Serviço envia avisos antecipados de risco e pode ser reforçado por tecnologia de alerta em massa via celular
Santa Catarina lidera o ranking nacional de adesão ao serviço de alertas por SMS da Defesa Civil. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que um a cada dez catarinenses (10,54% da população) estão cadastrados para receber mensagens de texto com avisos antecipados ou alertas de risco iminente de desastres naturais. O índice catarinense é mais que o dobro da média nacional, que é de 5,18%.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os comunicados são enviados pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) e têm como objetivo ampliar a prevenção e reduzir danos em situações de emergência. A estratégia integra a política estadual de monitoramento e comunicação de riscos.
Para quem ainda não está inscrito no serviço de SMS, a Defesa Civil utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que permite o disparo de alertas diretamente na tela de celulares conectados às redes 4G ou 5G nas áreas afetadas. O sistema é acionado automaticamente em ocorrências classificadas como de risco elevado ou extremo.
Apesar do desempenho acima da média nacional, o governo do Estado considera que há margem para ampliar a cobertura. “Quando olhamos para o total de habitantes, ainda é um número pequeno. O cadastro no SMS é simples, gratuito e pode salvar vidas”, afirmou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Ranking
No ranking nacional, Santa Catarina aparece à frente de estados como Rio de Janeiro (10,08%), Rio Grande do Sul (8,86%), Distrito Federal (6,80%) e São Paulo (6,74%).
Municípios catarinenses
- Ponte Alta do Norte – 22,76%
- Barra Velha – 20,57%
- Florianópolis – 17,46%
Regiões de Santa Catarina
- Grande Florianópolis – 14,19%
- Baixo Vale do Itajaí – 13,13%
- Litoral Norte – 11,98%
- Oeste – 9,90%
- Alto Vale do Itajaí – 9,50%
- Médio Vale do Itajaí – 9,28%
- Litoral Sul – 9,06%
- Meio-Oeste – 7,11%
- Extremo Oeste – 6,87%
- Planalto Norte – 6,74%
Jovem de 18 anos morre em grave capotamento no Oeste de SC
Mãe da vítima, que dirigia o carro, teve ferimentos leves
Uma jovem de 18 anos, identificada como Ana Caroline Lopes Pasqualotto, morreu após o carro em que ela estava com a mãe capotar na tarde deste domingo (15). O acidente ocorreu na BR-153 em Irani, no Oeste de Santa Catarina.





