16 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Saúde

SC tem aumento de 500% em cirurgias bariátricas em 2025

Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC
Atualmente, nove hospitais da rede estadual estão aptos a realizar procedimentos do tipo

A realização de cirurgias bariátricas nos hospitais públicos de Santa Catarina tem se tornado mais frequente. Desde 2023, a Secretaria de Estado da Saúde já registrou 3.815 procedimentos com indicação, o que resultou em um aumento de 550% entre 2022 e 2025. Isso, segundo a pasta, mostra que o estado está atuando de forma assídua contra a obesidade, que é um dos maiores problemas de saúde pública a nível mundial.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Desse total de cirurgias, grande parte foi realizada em hospitais da rede estadual, com uma quantidade em 2025 – 2.228, número seis vezes maior em relação a 2022, quando foram registrados 343 procedimentos. O crescimento já vinha sendo observado nos últimos anos, com 410 cirurgias em 2023 e 834 em 2024. No mesmo período, o número de hospitais passou de seis, em 2022, para nove em 2025, ampliando o atendimento a pacientes de todas as regiões do estado.

Hospitais que realizam cirurgias

  • Hospital Geral Tereza Ramos, de Lages
  • Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville
  • Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, de São José
  • Hospital Universitário, de Florianópolis
  • Hospital Santo Antônio, de Blumenau
  • Hospital Azambuja, de Brusque
  • Hospital Dom Joaquim, de Sombrio
  • Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra
  • Hospital São Miguel, de Joaçaba

Assistência

O sistema público de saúde em Santa Catarina tem uma rede de assistência integrada às pessoas com sobrepeso e obesidade, que envolve ações desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até a Atenção Especializada. A pessoa com obesidade deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde será avaliada e, se houver indicação de atendimento especializado, encaminhada para o hospital de referência.

Obesidade

Doença crônica não transmissível, a obesidade afeta pessoas de todas as idades e tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. A condição reduz a qualidade de vida e pode causar diabetes, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, depressão e alguns tipos de câncer.

           

             

Carro é arremessado contra parapeito e destrói estrutura de restaurante

Um dos envolvidos no acidente apresentava sinais de embriaguez, mas se recusou a fazer o teste do bafômetro

Um acidente entre dois veículos terminou com um deles danificando parte da estrutura de um restaurante em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. Nenhum dos condutores ficaram feridos com o acidente e os veículos foram encaminhados ao pátio conveniado. Um dos envolvidos apresentava sinais de embriaguez, mas se recusou a fazer o teste do bafômetro e medidas administrativas foram adotadas contra ele.

Continue lendo