Paralisação acontece durante votação da proposta de reforma trabalhista de Javier Milei
Ao menos 32 voos na rota Florianópolis e destinos da Argentina foram cancelados entre esta quarta (18) e quinta-feira (19), em função da greve geral iniciada hoje no país vizinho. A previsão é que o movimento convocado pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) encerre nesta sexta-feira (20), quando os voos também devem ser normalizados.
Segundo a Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, a orientação é para que passageiros com voos marcados procurem os canais oficiais das respectivas companhias aéreas para ter mais informações e remarcarem os voos, sem precisar ir até o aeroporto. No portal da concessionária, a única partida que não consta como cancelada é o voo 3823, com destino a Buenos Aires pela companhia JetSmart, previsto para as 08:25 desta sexta-feira.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O que dizem as principais companhias
Por meio de nota, a GOL confirmou que todas operações aeroportuárias nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário nesta quinta-feira foram canceladas. “Os clientes impactados estão sendo comunicados via e-mail, e podem remarcar seus voos sem custo para outras datas ou solicitar reembolso em créditos no site da GOL”, escreve o comunicado.
Mais informações podem ser obtidas com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121. Para compras com milhas, o cliente deve procurar diretamente a Smiles pelos telefones 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Já a LATAM recomendou aos passageiros que verifiquem o status de seus voos antes de se dirigir ao aeroporto. Segundo a companhia, os afetados pelos cancelamentos e/ou reprogramações do dia 19 de fevereiro poderão optar por remarcar a viagem sem custos para uma nova data dentro de um ano, ou pelo reembolso integral da reserva.
“Todas as informações e a gestão das alternativas oferecidas estão disponíveis na seção “Minhas Viagens”, no aplicativo LATAM ou em latam.com. O Grupo LATAM lamenta os transtornos que essa situação, totalmente alheia ao seu controle, possa causar aos seus passageiros e clientes de carga”, finaliza a nota divulgada pela companhia.
Greve geral
A greve geral convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), maior central sindical da Argentina, iniciou nesta quinta-feira em protesto à reforma trabalhista proposta pelo governo de Javier Milei. O projeto foi aprovado no Senado e deve ser apreciado na Câmara dos Deputados ainda hoje. Entre as principais mudanças da medida estão novas limitações ao direito de greve, a possibilidade de estender a jornada de trabalho de 8 para 12 horas e a redução de indenizações por demissão sem justa causa.
Sistemas de ônibus, metrô e trens – além dos sindicatos que representam trabalhadores da Intercargo, empresa responsável pelos serviços de rampa em todos os aeroportos da Argentina – de diferentes cidades aderiram à greve. O objetivo dos sindicatos que organizam o movimento é impedir o avanço da reforma trabalhista, diante do objetivo de Milei de aprovar a proposta “o mais rápido possível”.
Carnaval de Floripa movimenta 1,6 milhão de foliões e R$ 372 milhões na economia
Prefeitura avalia edição como uma das maiores já realizadas
Mais de 1,6 milhão de pessoas caíram na folia do Carnaval de Floripa 2026. Com a rede hoteleira da Capital com ocupação acima de 90% e a movimentação de R$ 372 milhões na economia, entre turistas e moradores, Florianópolis consolida esta edição como uma das maiores já realizadas. Os resultados deste carnaval foram apresentados pela Prefeitura nesta quarta-feira (18).





