22 de junho de 2026
TVBV ONLINE
Esportes

Rebeca Andrade volta com ouro no Pan de ginástica artística

Foro: MeloGym/CBG
Campeã olímpica vence a prova do salto

A campeã olímpica Rebeca Andrade voltou às competições neste domingo (21) em grande estilo ao conquistar a medalha de ouro na prova do salto do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, disputado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Após quase dois anos afastada dos torneios internacionais, a ginasta garantiu o título com média de 14.266 pontos e deu ao Brasil sua primeira medalha de ouro na história da prova em um Pan-Americano. Diante de arquibancadas lotadas e sob forte apoio da torcida brasileira, Rebeca confirmou o favoritismo em um aparelho no qual já acumula duas medalhas olímpicas: ouro nos Jogos de Tóquio 2020 e prata em Paris 2024.

A brasileira obteve a nota mais alta da competição em sua primeira apresentação, com 14.433 pontos. No segundo salto, recebeu 13.700 após uma chegada com pequeno desequilíbrio. A média final de 14.266 foi suficiente para assegurar o lugar mais alto do pódio.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O retorno marca a primeira competição de Rebeca desde os Jogos Olímpicos de Paris. Após conquistar quatro medalhas na capital francesa, a ginasta encerrou a temporada para priorizar a recuperação física e mental antes de retomar os treinamentos e as competições.

Além do ouro de Rebeca, o Brasil encerrou o dia com mais seis medalhas no Pan-Americano, consolidando uma campanha de destaque diante da torcida carioca. A presença da principal atleta da ginástica brasileira era uma das atrações do campeonato, considerado etapa importante na preparação das seleções para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, programado para outubro, em Roterdã, na Holanda.

Antes da competição, o técnico da seleção feminina, Francisco Porath Neto, destacou a importância do retorno da ginasta para a equipe. “O retorno da Rebeca é um momento importante para nosso time. Mesmo com pouco tempo de preparação desde a volta, a presença dela já faz diferença, dentro e fora do aparelho”, afirmou o treinador.

  • A prata ficou com a canadense Lia Monica (14.249) e o bronze com a estadounidense Claire Pease (13.916).
  • Na final das barras paralelas masculina, o Brasil conseguiu prata com Diogo Soares (13.933).
  • Na barra fixa, Diogo conquistou mais uma prata (14.133) e Arthur Nory trouxe o bronze (14.033), empatado com o canadense Felix Dolci.

Foram mais três bronzes para o Brasil no domingo: Thaís Fidélis na trave, Sophia Weisberg nas barras assimétricas e Vitaliy Guimarães no solo.

Foto: MeloGym/CBG

Egito vira sobre a Nova Zelândia, conquista primeira vitória em Copas e assume liderança do Grupo G

Comandados por Salah, Faraós reagem após saírem atrás no placar, vencem por 3 a 1 em Vancouver e chegam aos quatro pontos na competição

O Egito conquistou uma vitória histórica nesta segunda rodada da Copa do Mundo da FIFA 2026™. Em Vancouver, os Faraós derrotaram a Nova Zelândia por 3 a 1, de virada, e alcançaram seu primeiro triunfo em Mundiais, assumindo a liderança isolada do Grupo G com quatro pontos.