Termômetros despencam a partir desta segunda-feira (22), com pico de frio que pode chegar a -10°C
O inverno de 2026 chegou com tudo. Com temperaturas já baixas em grande parte de Santa Catarina e no Sul do Brasil após dias de chuva, o avanço de uma nova frente fria abre caminho para a entrada da onda de frio mais intensa até o momento neste ano.
O declínio acentuado das temperaturas começa nesta segunda-feira (22), após o retorno da chuva e dos temporais isolados que avançam sobre Santa Catarina no decorrer do dia. Há risco de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais em todas as regiões, mas é um pouco mais alto em todo o Grande Oeste, na Serra catarinense e no Litoral Sul.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os temporais, com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual granizo, começaram ainda nesta madrugada pela área entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, e atingem as demais regiões no decorrer da tarde. Esta frente fria avança rapidamente pelo estado e, já no final do dia, a intensa massa de ar seco e frio de origem polar começa a influenciar o tempo.

O ar polar começa a avançar já na noite desta segunda-feira, trazendo tempo limpo e derrubando as temperaturas. Em boa parte de Santa Catarina, as temperaturas mais baixas do dia acontecem no fim da noite, com patamares abaixo dos 10°C. Todo o Rio Grande do Sul e parte do Paraná e do Centro-Oeste seguem o mesmo padrão. Os termômetros ficam ainda mais baixos nas serras catarinense e gaúcha, onde as mínimas devem chegar a em torno de 0 a 3°C.
Entre o fim da noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, não se descarta a chance de precipitação invernal nas áreas mais elevadas do Planalto Sul, na forma de chuva congelada ,congelante ou até mesmo alguns flocos de neve. Caso ocorra, o fenômeno deverá ser bastante localizado e restrito aos pontos de maior altitude da Serra catarinense, sem expectativa de ocorrência abrangente.
Muito frio pela frente
A intensa massa de ar polar continua avançando na terça-feira (23), com temperaturas mínimas mais baixas e ocorrendo novamente no fim da noite em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Previsões indicam temperaturas de até -6°C na Serra Catarinense, também com formação de geada ampla em todas as regiões do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina até o sul e sudoeste do Paraná.
Segundo a Defesa Civil catarinense, a madrugada mais gelada deve ser a de quarta-feira (24), quando as temperaturas negativas se estendem desde o Extremo Oeste até os planaltos, sendo que na Serra tendem a ficar abaixo de -5°C. Nas demais áreas altas do estado, como Alto vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas mínimas se aproximam de 0°C e variam entre 4 e 8°C no Litoral.
O frio intenso persiste na quinta (25), com temperaturas negativas em toda a região de serra e planaltos do Sul do Brasil, onde podem chegar até -10°C. Novamente, a geada é esperada em todo o Rio Grande do Sul, praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção o leste catarinense, litoral e nordeste do Paraná.
Segundo a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, o alerta de frio intenso persiste ao menos até o fim da noite de sábado (27). Durante as tardes, as temperaturas também permanecem baixas para a época, com máximas que não devem ultrapassar os 20°C na maior parte das regiões.
Até lá, o risco para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias é alto em toda a região central do estado e moderado nas demais regiões. Há também risco de congelamento de pistas nas regiões favoráveis, como a Serra do Rio do Rastro.
Caminhão despenca de ponte em SC e caminhoneiro sofre ferimentos graves
Motorista precisou ser resgatado da margem do rio, em local de difícil acesso
Um motorista de 25 anos ficou gravemente ferido após sair da pista e cair de uma ponte com o caminhão que dirigia na madrugada desta segunda-feira (22). O acidente ocorreu na SC-283 no município de São Carlos, no Oeste de Santa Catarina.





