Benefícios são mais sentidos nos municípios mais afastados dos grandes centros
Cinquenta e seis novos caminhões equipados foram entregues ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina nesta quarta-feira (24), marcando uma nova etapa da corporação, com a modernização da frota e maior segurança. As viaturas foram distribuídas a municípios de todas as regiões catarinenses, obedecendo critérios técnicos, idade das viaturas atuais, demanda operacional das regiões e o crescimento das cidades atendidas. Do total de veículos, 42 são do tipo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e 14 do Auto Tanque (AT).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“Cada caminhão entregue representa mais segurança para a população e melhores condições de trabalho para nossos bombeiros. Estamos renovando a frota de forma estratégica para garantir que os quartéis tenham equipamentos modernos, confiáveis e preparados para responder às emergências com mais rapidez e eficiência”, destaca o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
O investimento supera R$ 76,6 milhões e faz parte do plano de modernização da corporação, que já resultou na aquisição de centenas de novas viaturas nos últimos anos e que vem tornando a guarnição catarinense uma das mais bem equipadas do país.
Regiões mais afastadas
Todas as regiões foram beneficiadas com as entregas, mas foi mais sentida em cidades longes dos grandes centros, onde a primeira resposta operacional pode ser decisiva para o sucesso da ocorrência. Um dos exemplos é Luiz Alves, na região do Vale do Itajaí. O município recebeu um ABTR, sendo o primeiro zero quilômetro já encaminhado para lá.
“Estamos falando de uma cidade com aproximadamente 15 mil habitantes e que está distante cerca de 40 quilômetros da OBM mais próxima para prestar apoio. Quando ocorre um incêndio em uma cidade como essa, é fundamental que o primeiro atendimento seja exitoso, porque leva tempo até que recursos adicionais cheguem ao local. Por isso, a entrega desta viatura é tão importante. Ela fortalece a capacidade de resposta da cidade e aumenta a segurança da comunidade”, afirma o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Filipe da Silva Daminelli.
Em Saudades, no Extremo-Oeste, a chegada do ABRT também foi celebrada. O prefeito da cidade, Maciel Schneider, destacou a importância do investimento para a segurança dos moradores do município. “Com certeza é um momento ímpar para o nosso município e para toda a nossa região receber essas viaturas. Nós sempre primamos pelo atendimento rápido e, para isso, precisamos ter equipamentos de qualidade. Vemos que o Governo do Estado também tem essa preocupação em fortalecer o Corpo de Bombeiros do nosso município e de toda a região, fazendo com que o tempo de resposta seja cada vez mais rápido e que possamos atender nossa população com mais eficiência”, afirmou o prefeito.
Municípios atendidos
ABTR: Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Mondaí, Pinhalzinho, Saudades, Modelo, Xaxim, Água Doce, Catanduvas, Capinzal, Matos Costa, Major Vieira, Tubarão, Curitibanos, Otacílio Costa, Bom Jardim da Serra, Trombudo Central, Turvo, Ituporanga, São Francisco do Sul, Forquilhinha, Cocal do Sul, Lauro Müller, Luís Alves, Araquari, Timbó, Capivari de Baixo, Blumenau, Navegantes, Brusque, Tijucas, Rancho Queimado, São José e Araranguá.
AT: São Miguel do Oeste, Palmitos, Xanxerê, Seara, Joaçaba, Sombrio, Lages, Rio do Sul, Garuva, Gaspar, Itajaí, Itapema, Palhoça e Florianópolis.
Jogos desta quinta-feira definem próximo adversário do Brasil na Copa
Grupos D, E e F entram em campo; Alemanha e EUA são as seleções já classificadas para a segunda fase
O adversário da seleção brasileira na fase de 32 da Copa do Mundo de 2026 será definido na noite desta quinta-feira (25). Holanda, Japão e Suécia, do grupo F, são os possíveis rivais e quem ficar em segundo lugar cruza o caminho da “Amarelinha” na próxima fase do torneio. A Tunísia, última colocada do grupo, já não tem mais chances de passar na vice-liderança.





