Vacinação começou no dia sete de abril e está liberada apenas para o grupo prioritário
Santa Catarina está entre os quatro estados brasileiros com melhor cobertura vacinal contra a gripe. Disponível nos 295 municípios, a vacina já foi aplicada em 520.409 pessoas, o que representa cerca de 17% do público-alvo, que engloba idosos e crianças entre dois e seis anos de idade.
A campanha começou no dia sete de abril e, até o momento, os idosos foram os que mais se vacinaram: 132 mil, na faixa etária entre 60 a 69 anos; 105 mil, entre 70 a 79 anos; e 44 mil, nos maiores de 80 anos. Já as crianças, entre 2 e 6 anos, cerca de 35 mil foram imunizadas.
O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), João Augusto Fuck, reforça a importância do público procurar o posto de saúde mais próximo e tomar a vacina, para que o índice esperado, de 90% do público-alvo, seja atingido o mais rápido possível.
“Nossa meta com a Campanha Vacinal é atingir em Santa Catarina mais de 2 milhões de pessoas. O foco é continuar a imunizar população dos grupos prioritários para atingir ao menos 90% desse público. Queremos evitar as internações e o agravamento das doenças respiratórias”, destaca.
A diretoria também reforça que a vacina é a melhor forma de evitar o agravamento da doença. A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A SES ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada.
Brasil estreia nesta sexta na Copa do Mundo de Beach Soccer
Amarelinha vai a Seichelles em busca do heptacampeonato
A seleção brasileira de futebol de areia vai em busca do sétimo título da Copa do Mundo de Futebol de Areia. Em 2025, o torneio será disputado em Seichelles, país que fica na África Oriental, e a trajetória do Brasil na competição começa na sexta-feira (2), contra El Salvador, a partir das 12h.