8 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

SC se prepara para o Dia D de vacinação contra a gripe

Todo o Estado deve aderir a campanha, que acontece no sábado (10)

A saúde pública de Santa Catarina terá um dia importante no próximo sábado (10): o Dia D de Vacinação contra a gripe. A expectativa do Governo do Estado é que todos os municípios tenham unidades básicas de saúde abertas durante o dia para participar desta data.

A partir deste dia, a vacinação estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Até agora, desde que a campanha de vacinação começou, em 7 de abril, o imunizante era exclusivo para o público prioritário, para que doses não faltassem e o Estado conseguisse ter um bom avanço na cobertura vacinal dessa população.

Florianópolis se antecipou já ampliou o público por conta da situação de emergência que o município vive.

Das mais de três milhões de pessoas que pertencem a esse grupo, cerca de 20% já foram imunizadas. A meta é imunizar ao menos 90% desse público. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a marca registrada em Santa Catarina é a segunda melhor de todo o país. Ele também destaca a importância das pessoas aderirem ao Dia D.

“Somos o segundo estado da federação com a maior cobertura vacinal com a gripe, ultrapassando os 20%, e precisamos seguir em frente. Neste dia D, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários. As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no estado”, explica.

A importância de todos tomarem também fica mais evidente quando os números de casos de internação por conta da Síndrome Respiratória Aguda Grave são analisados. Até o dia 19 de abril, foram registrados 2.377 casos e 48 óbitos, segundo dados do Boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE). Internações por conta da gripe representam 4% do total. Neste ano, foram registrados 353 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1), e 18 mortes.

Sobre a vacina

A dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe.

Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano, após a campanha.

Além da vacina para a gripe, os postos de saúde também estarão disponibilizando as outras previstas no Calendário de Vacinação.

           

             

Homem é preso após se mudar e deixar animais domésticos para trás

Preso acionou ONG para que realizasse resgate de dois cães e um gato após mudança

Um homem de 28 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (7) em Joinville, no Litoral Norte de Santa Catarina, após abandonar dois cães e um gato no endereço em que morava antes de se mudar.

Continue lendo