14 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Internacional

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos

Líder progressista enfrentava câncer no esôfago

Morreu nesta terça-feira (13) o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, aos 89 anos. Ele enfrentava um câncer no esôfago e estava recolhido em seu sítio, nos arredores de Montevidéu, onde cultivava flores e hortaliças. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi.

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi em uma rede social.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Mujica governou o país entre 2010 e 2015 e ficou conhecido mundialmente por sua simplicidade, coerência ética e compromisso com a justiça social. Nascido em 1935, integrou o movimento guerrilheiro Tupamaros durante as décadas de 1960 e 1970, sendo preso por quase 15 anos durante a ditadura militar no Uruguai.

Com a redemocratização, tornou-se uma das figuras centrais da esquerda no país, sendo eleito deputado, senador, ministro da Agricultura e, finalmente, presidente da República. Seu governo foi marcado por avanços em direitos civis, como a legalização do aborto, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da maconha, além de uma postura firme contra o consumismo e em favor da igualdade.

Conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”, Mujica abriu mão de grande parte do seu salário e viveu em sua modesta chácara nos arredores de Montevidéu, tornando-se símbolo global de integridade e humildade na política. “Me dediquei a mudar o mundo e não mudei nada, mas me diverti. E gerei muitos amigos e muitos aliados nessa loucura de mudar o mundo para melhorá-lo. E dei sentido à minha vida”, revelou o político em entrevista ao jornal espanhol El País, em novembro de 2024.

Mujica revelou em abril de 2024 estar tratando um tumor e que estava com o órgão muito comprometido. Ele também já lidava há mais de 20 anos com uma doença imunológica que afetava os rins.

           

             

Golpistas se passam por voluntários do Banco de Alimentos para roubar dados

Entidade não envia representantes à casa de beneficiários, alerta BASC

Criminosos estão se passando por agentes do Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC) para abordar vítimas e coletar dados pessoais para realizar empréstimos fraudulentos em nome delas. Pelo menos três ocorrências do golpe foram registradas recentemente em cidades de Santa Catarina.

Continue lendo