Estado também terá concurso público na área da saúde após 13 anos
Os servidores estaduais da área da saúde podem receber um aumento de 9% por conta de um projeto de lei que prevê um reajuste para a categoria. O documento foi enviado pelo governador Jorginho Mello na última segunda-feira (19) para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Para se tornar lei, o texto tem que passar por ao menos três comissões antes de ir para votação em plenário. Caso for aprovada, ela ainda vai para a sanção do governador. De acordo com Jorginho, a Secretaria de Estado da Saúde esteve reunida com as lideranças sindicais, com as quais as reformas foram acertadas previamente.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Além do reajuste de 9%, o projeto também prevê o aumento da gratificação por desempenho: dos atuais 70% para 80 % já em maio, e de 80% para 90% em dezembro. Para os médicos, ainda está em curso a revisão do pagamento por produtividade, com implementação prevista ainda para 2025, conforme acordo firmado com a classe.
Segundo o governador, a expectativa é de que a tramitação ocorra tranquilamente, pois a Alesc sempre foi “parceira” do governo. “A assembleia vai aprovar o mais rapidamente possível porque faz justiça aos servidores da saúde, que precisam do aumento de salário, como todos os outros funcionários precisam e a gente tá dando. Então não tenho dúvida de que em alguns dias já vai estar aprovada”, afirma. Também foi anunciada a abertura de um novo concurso público para a Saúde – o primeiro em 13 anos.
Santa Catarina tem risco alto para enchentes nas próximas 24 horas
Planalto Norte é a região mais crítica e pode registrar até 100 mm de chuva
As cidades de Santa Catarina devem registrar altos índices pluviométricos nas próximas 24 horas. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a região mais afetada será a do Planalto Norte, que deve registrar de 60 à 100 mm de chuva entre esta quarta (21) e quinta-feira (22). Depois vem o Meio Oeste e o Alto Vale do Itajaí, com previsão de 50mm a 80mm. No restante das regiões, são esperados de 30mm a 50mm.