24 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Bombeiros

VÍDEO: Bombeiros seguem na procura de idoso desaparecido na Lagoinha do Leste

Com quase uma semana de buscas, guarnição ainda não encontrou pistas

As buscas pelo idoso de 70 anos, identificado como José María Alday, argentino, desaparecido há uma semana, seguem acontecendo desde segunda-feira (19) na região da Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a guarnição empenhada segue na procura de vestígios, mas nada foi encontrado até o momento. As buscas nesta sexta-feira (23) concentram-se em trilhas secundárias e áreas de mata fechada. Estão na operação: 13 bombeiros militares, quatro binômios, duas viaturas e duas aeronaves.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O turista está desaparecido desde a quinta-feira da semana passada (15), quando, segundo o consulado argentino, saiu do local em que estava hospedado, por volta das 10h, e disse que chegaria a tempo para almoçar, mas não voltou mais. Antes de desaparecer, ele foi visto por uma câmera de segurança no Pântano do Sul entrando na trilha da Lagoinha do Leste. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que ouviu o relato de uma testemunha que teria avistado o idoso na trilha. Diante das informações, a corporação iniciou a operação de resgate, com foco na região do desaparecimento. Na segunda-feira, sete militares estavam empenhados na busca, sendo quatro por terra, um deles com ajuda de um cão farejador, e três pelo ar, que sobrevoaram a região de busca com um helicóptero.

Na terça-feira (20), um helicóptero da Polícia Militar passou a ser utilizado nas buscas, que foram focadas em locais mais remotos da região do desaparecimento, como o entorno da Pedra da Coroa, trilhas secundárias e áreas de mata mais fechada. As chuvas chegaram a ser suspensas na tarde de quarta-feira (21) por conta das fortes chuvas, mas foram retomadas logo na manhã de quinta-feira (22) e seguem até agora, com paralização apenas no período da noite, quando a visibilidade fica comprometida.

Veja imagens

Sobre o idoso

José María Alday está no Brasil desde o dia 3 de maio e estava visitando um amigo que mora no Pântano do Sul. Ele locomovia-se de ônibus pela cidade, sempre com sua carteira de identidade, a qual apresentava aos funcionários do ônibus para poder embarcar gratuitamente. Quando foi visto pela última vez, estava usando bermuda, camiseta e chinelos, e portava carteira de identidade (DNI) e celular.

Foto: CBMSC

           

             

Catedral recebe abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo neste sábado

Evento acontece a partir das 9h; trânsito na região central de Florianópolis terá alterações

As celebrações do Ciclo do Divino Espírito Santo começam neste sábado (24) em Florianópolis e envolverão 14 comunidades durante os quatro meses de comemoração ao ano jubilar. A abertura acontece na Catedral Metropolitana, na região central, a partir das 9h. Porém, a recepção para os casais festeiros e das comunidades começam mais cedo, a partir das 7h30. A celebração inclui apresentação das cortes e o benzimento dos pães do Divino, tradição que remete ao pagamento de promessas e às origens da festividade, ligadas à partilha e à solidariedade entre as pessoas. Em seguida, haverá fala das autoridades, hasteamento das bandeiras e a celebração da palavra.

Continue lendo